quinta-feira, 27 de abril de 2017

Ônibus e trens não funcionam a partir das 0h desta sexta; CUT divulga adesão à Greve Geral de 29 categorias

Larissa Claro -

Na Paraíba, o Dia Nacional de Greve Geral, que acontecerá nesta sexta-feira (28) em todo o país, terá a adesão de pelo menos 28 categorias profissionais, incluindo servidores públicos e profissionais da iniciativa privada, além da Arquidiocese da Paraíba (Confira a lista completa abaixo). De acordo com a CUT, embora o movimento tenha recebido a confirmação dos sindicados, não dá pra prever como será a adesão dos trabalhadores, a exemplo de motoristas e aeroportuários.
“Os presidentes dos sindicatos confirmaram a adesão das categorias e nós esperamos que todos os profissionais realmente parem nesta sexta-feira. Que nenhum ônibus, por exemplo, chegue a rodar”, disse o secretário de Organização e Política Sindical da CUT, Paulo Tavares.
O presidente do Sindicato dos Motoristas da Paraíba, Antônio de Pádua, confirmou à reportagem que nenhum transporte coletivo vai circular na Grande João Pessoa a partir da 0h de amanhã. Segundo ele, a adesão a greve foi unânime e o objetivo é que o transporte pare de circular o dia inteiro.
O Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários do Estado da Paraíba (Sintefep) emitiu nota informando que a categoria também decidiu, por meio de Assembleia, paralisar todas as atividades amanhã. A assessoria da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, em João Pessoa, confirmou a paralisação dos trens, mas informou que as atividades administrativas da Companhia acontecerão normalmente e que a paralisação não implica na adesão da companhia ao movimento grevista.
A Arquidiocese da Paraíba segue a indicação da Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB) e também adere à Greve Geral. O Palácio do Bispo, onde funciona a Cúria Diocesana, será fechada amanhã. A assessoria da Arquidiocese informou que as igrejas têm liberdade para celebrar missas e que esta decisão caberá aos padres.
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), também divulgou adesão à Greve Geral e participação das manifestações que serão realizadas no Centro de João Pessoa. O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, ressaltou que, “a participação da Instituição nas manifestações visa evidenciar o caráter público e social da entidade, que sempre se mostrou preocupada com as causas graves que afetam a vida em sociedade, como ocorre no momento com as propostas de reforma da Previdência e Trabalhista”.
Os servidores do Poder Judiciário estadual informaram que a paralisação das atividades no Judiciário acontecerá durante três horas: das 10h às 13h. Os servidores realizarão atos públicos a partir das 10h, em frente ao Fórum Cível de João Pessoa, e, em Campina Grande, em frente ao Fórum Afonso Campos. A paralisação tem apoio da Astaj, o Sintaj e a ASSTJE, entidades que representam os servidores do judiciário estadual.
A Defensoria Pública da União (DPA) também vai parar nesta sexta-feira e, por isso, suspendeu o expediente e atendimento ao público nesta data. A decisão de paralisar as atividades foi tomada pela Associação Nacional dos Defensores Públicos Federais (ANADEF) e pelo Sindicato Nacional dos Servidores da DPU (SINDPU).
Protesto – Em João Pessoa, o protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista acontecerá a partir das 14h, no Ponto Cem Réis.
Confira a lista de categorias que aderiram à Greve Geral, de acordo com a CUT: 
AEROPORTUÁRIOS – PILOTOS, COMISSÁRIOS E CONTROLADORAS DE VÔO
   AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
   A ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA
   ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DA PARAÍBA – AMPB
   BANCÁRIOS
   COMERCIÁRIOS
   CONSTRUÇÃO CIVIL
   CORREIOS
   DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS – PB
 FERROVIÁRIOS – CBTU
   FRENTISTAS DOS POSTOS DE GASOLINA
   MOTORISTAS E COBRADORES
   OAB
   POLICIAIS CIVIS
   PORTUÁRIOS
   PROFESSORAS DA REDE PRIVADA DE ENSINO – SINTEEMP
   PROFESSORAS E SERVIDORES DA UEPB
   PROFESSORAS E SERVIDORES DA UFPB – ADUFPB E SINTESPB
   PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINE – SINTEP E SINTEM
   PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFPB
   SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL –
   SERVIDORES DO DATAPREV
   SERVIDORES DO DETRAN
   SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS – PB
   TRABALHADORES DA FUNDAC
   TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA
   TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS
   TRABALHADORES URBANITÁRIOS – CAGEPA, ENERGISA E CHESF
   SERVIDORES DO FISCO ESTADUAL.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE