sexta-feira, 7 de abril de 2017

Água da Transposição pode chegar à Campina Grande na noite da próxima quarta-feira

Laríssa Claro -

Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, receberá as águas do Rio São Francisco
Se o fluxo de água que corre atualmente no leito do Rio Paraíba se mantiver nos próximos dias, a previsão é que as águas do Rio São Francisco cheguem a Campina Grande na próxima quarta-feira (12).  A estimativa é do procurador de Justiça Herbert Targino, membro do Comitê de Gestão de Recursos Hídricos (CGRH) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).
Comitê se reunirá na próxima segunda-feira (10) com responsáveis técnicos da obra da Transposição para discutir as condições do percurso da água pelo leito do Rio Paraíba, no trecho que vai de Monteiro a Boqueirão.
“O objetivo é saber qual é a quantidade de água que está efetivamente percorrendo o leito. Antes, nós tínhamos a informação de que estava a 14 km a cada 24 horas […] De ontem para hoje, a água trafegou 11,3km. Queremos saber qual é a realidade”, explicou o procurador.
De acordo com os dados repassados ao Comitê por técnicos responsáveis, a água estaria, nesta sexta-feira (7), a cerca de 60 km de Campina Grande. “Se nós admitirmos que o fluxo esteja a 12 km por dia, daria cinco dias. Em cima dos números apresentados hoje, ela chegaria quarta ou quinta”, disse o procurador, ressaltando que a previsão se dá em cima dos dados técnicos que se tem até esta sexta-feira.
De acordo com o procurador, foi constatada variação no fluxo da água pelo leito do Rio Paraíba e o Comitê quer entender as razões que estão levando a essa variação. “Queremos ouvir as partes técnicas sobre isso, se são as variáveis sedimentares, geológicas; se o atrito das águas no leito e nas margens pode acarretar isso; o que temos no leito do rio”, explicou.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.



COMPARTILHE