quinta-feira, 9 de março de 2017

Transposição: confira cronograma da chegada da água a Boqueirão

Blog do Suetoni -

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) revelou o cronograma estimado para a chegada das águas da transposição no Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). 

A previsão é que as águas demorem entre 30 e 4o dias para serem levadas, por gravidade, de Monteiro até o manancial responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 cidades do entorno. A água chegou nesta quarta-feira (8), por volta das 20h, na comporta localizada em Monteiro e que deverá ser acionada nesta sexta-feira (10) pelo presidente Michel Temer (PMDB).

De acordo com Alberto Gomes, coordenador estadual do Dnocs, depois de acionadas as comportas, as águas levarão de 3 a 5 dias para chegar ao reservatório Poções, localizado a 10 quilômetros da sede do município. Ao chegar ao manancial, será necessário um dia para que a água atinja a cota suficiente para que possa atingir o rastro construído para que parte dela siga pelo rio Paraíba em direção à barragem de Camalaú, a última no caminho rumo a Boqueirão.
A estimativa é que, da mesma forma, transcorram de 5 a 7 dias para que a água saia de Poções e chegue a Camalaú. A previsão é que de lá, depois de encher o manancial, a água siga por gravidade em direção ao Açude Epitácio Pessoa, o que poderá levar pelo menos de 20 a 30 dias. A dificuldade de precisar a data de chegada, segundo Gomes, decorre da dificuldade de prever as condições da calha do rio Paraíba. Segundo ele, se o rio estiver muito assoreado, a demora será maior.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE