quarta-feira, 22 de março de 2017

Fenômeno raro 'Arco-íris de fogo' é flagrado no céu de Campina Grande

G1 -

Um fenômeno raro conhecido como "arco-íris de fogo" foi flagrado no céu de Campina Grande, no Agreste paraibano, por volta do meio-dia deste domingo (19). O flagrante foi feito por Márcio Sarmento, que enviou a foto ao G1. O registro foi feito quando ele passavaraios solares batem em cristais de gelo nas nuvens e ocorre uma refração, gerando as cores bem parecidas com as do arco-íris.
“Esse fenômeno não é um arco-íris, mas o efeito é bem parecido. Por isso tem esse nome. Ele é raro pois para acontecer é necessário que o sol esteja bem no topo do céu, por volta do meio-dia, e atingir nuvens cirrus, que são nuvens com cristais de gelo, que ficam a cerca de 6 a 10 km de altitude, na troposfera”, explicou a meteorologista. pela avenida Floriano Peixoto, no Centro da cidade.
Segundo a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, o fenômeno acontece quando os 
Este é o segundo fenômeno raro flagrado em Campina Grande em menos de uma semana. Na última segunda-feira (13), o estudante de meteorologia flagrou um fenômeno chamado de "Gigantic Jets", que em português significa "Jatos Gigantes".  Esse fenômeno é tão raro que a professora da Universidade de São Paulo (USP) Rachel Albrecht, que é especialista em tempestades, afirmou que nunca tinha visto um registro tão bonito do fenômeno feito no Brasil.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE