sexta-feira, 17 de março de 2017

Água do São Francisco chega a Camalaú; veja vídeo

Correio -

Canal vai agilizar chegada das águas
As águas da transposição do rio São Francisco já seguem para o açude de Camalaú, que fica no município de Camalaú, Cariri paraibano, a 320 km de João Pessoa. O trajeto da água foi antecipado para Camalaú através de um canal aberto na lateral do açude Poções, que fica no município de Monteiro, também no Cariri, a 310 km da Capital. 

Segundo o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que anunciou a abertura do canal de Poções para Camalaú, a vazão da água da transposição para a Paraíba é considerada baixa porque a Estação de Elevatória 6 (EBV6), que fica em Pernambuco, está funcionando apenas com uma das bombas“A vazão ainda está pequena, 2 metros cúbicos por segundo (m³/s), porque a EBV6 está funcionando com apenas uma bomba e o reservatório de Campos só atingiu a cota ontem, o que deve melhorar o fluxo d’água para 4,5 m³/s”, afirmou o senador por meio das redes sociais.
Volume dos açudes
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude de Poções está com 3,8% da capacidade, ou 1,1 milhão de metros cúbicos (m³) do total de 29,8 milhões de m³ que ele pode armazenar.
Já o açude de Camalaú está com 5,9% de capacidade, ou 2,8 milhões de m³ do total de 48,1 milhões de m³ que ele pode armazenar. Após começar a encher Camalaú, as águas da transposição do São Francisco seguem para o açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, responsável por abastecer Campina Grande e cerca de outras 15 localidades.
Atualmente, Boqueirão segue com 3,4% da capacidade, ou 14,1 milhões de m³ do total de 411,6 milhões de m³ que ele pode armazenar.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo Whatsapp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE