Veja como justificar ausência nas eleições e saiba o que acontece se você não votar - Jornal Diário do Curimataú
Home » » Veja como justificar ausência nas eleições e saiba o que acontece se você não votar

Veja como justificar ausência nas eleições e saiba o que acontece se você não votar

Written By Diário do Curimataú on sábado, 1 de outubro de 2016 | sábado, outubro 01, 2016

Correio - 

Os eleitores que estiverem longe de seus domicílios eleitorais neste domingo (2) precisam lembrar de justificar a ausência de voto. 

O procedimento pode ser feito em qualquer sessão do país, por meio de preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral ou em postos especiais de atendimento. Veja vídeo mais abaixo e saiba o passo a passo das Eleições 2016. 

Em João Pessoa, haverá equipes exclusivas para justificativa de ausência de voto nas escolas Meta, Pio XI e Frei Alpino, no bairro do Bessa; no Centro Turístico, em Tambaú; na Fundação José Américo, em Cabo Branco; e no Shopping Sul, nos Bancários. Quem não puder ir a uma sessão ou a qualquer posto especial deve comparecer ao Cartório Eleitoral do qual pertence, em até 60 dias após a eleição. Neste caso, o eleitor precisa apresentar documentação que prove o motivo pelo qual ele não pôde votar, como por exemplo, atestado médico ou comprovante de viagem. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, quem não votar e não justificar a ausência do voto em até 60 dias após o dia da eleição pode ficar impedido de: 
- Requerer passaporte ou carteira de identidade; 
- Receber salário de entidades públicas ou assistidas pelo governo; - Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal; 
- Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;
 - Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;
 - Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;
 - Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral. A multa para quem não vota, nem justifica ausência às urnas é de R$ 3,50. 

Caso o eleitor não regularize a situação por três eleições consecutivas, o título será cancelado. Persistindo essa irregularidade por seis anos, o cadastro eleitoral da pessoa em questão é eliminado.

 


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva