Ministro cobra que governo da Paraíba execute obras estaduais da transposição - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Ministro cobra que governo da Paraíba execute obras estaduais da transposição

Ministro cobra que governo da Paraíba execute obras estaduais da transposição

Written By Diário do Curimataú on segunda-feira, 17 de outubro de 2016 | segunda-feira, outubro 17, 2016

Edinho Magalhães -

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, cobrou nesta segunda-feira (17) que o governo da Paraíba faça as obras estaduais para que as cidades recebam água da transposição do Rio São Francisco.

Ele se reuniu à tarde, em Brasília, sob convocação do procurador-geral de Justiça da Paraíba, Bertrand Asfora, e tratou sobre a crise hídrica com representantes da Cagepa, da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), da Agência Nacional das Águas (ANA), com oprefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, e com o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD).

Segundo o que foi apresentado na reunião, o que estaria impedindo a celeridade das obras na Paraíba é um problema em Monteiro, onde o local de recepção da água limpa do rio se encontra com outro ponto onde são depositados dejetos. Esse seria um “gargalo” no processo de transposição na Paraíba.

Portal Correio tentou contato com a Cagepa e com a Aesa para saber o que o Estado deve fazer para resolver o problema, mas os representantes ainda estavam em Brasília discutindo o assunto e não atenderam as ligações.

A Paraíba enfrenta séria crise hídrica, sob risco de deixar sem água cerca de 1,4 milhão de pessoas em 2017. O açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande, a segunda maior cidade do estado, tem apenas 6,3% da capacidade e pode secar totalmente até o início do próximo ano se não houver chuvas.

Atualmente, dos 223 municípios paraibanos, apenas 27 têm segurança hídrica e todos estão no Brejo ou no Litoral do estado, onde há maiores índices pluviométricos. As demais cidades, que correspondem a quase 90% do estado, enfrentam graves problemas por conta da estiagem prolongada e estão em situação de emergência.

O governo federal garante que as obras de transposição na Paraíba estarão prontas em dezembro deste ano. Para a água chegar às torneiras, é preciso que sejam feitas obras estaduais, que dependem do governo da Paraíba.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva