"É preciso fortalecer a atividade mineral de Picuí para fomentar a economia local", diz téc. em mineração - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » "É preciso fortalecer a atividade mineral de Picuí para fomentar a economia local", diz téc. em mineração

"É preciso fortalecer a atividade mineral de Picuí para fomentar a economia local", diz téc. em mineração

Written By Diário do Curimataú on quarta-feira, 12 de outubro de 2016 | quarta-feira, outubro 12, 2016

Antonio de Pádua Sobrinho / Técnico em Mineração -

A produção mineral no município de Picuí, estado da Paraíba, concentra-se essencialmente nos garimpos de pegmatitos e secundariamente nas pedreiras de granitóides. 

Os argilominerais constituem exploração em menor escala, devido apresentarem reservas restritas a pequenas planícies de inundação e fundos de pequenos açudes. 

No segmento exploratório, apenas os garimpos empregam o extrativismo herdado dos antepassados, enquanto que os outros dois absorveram a tecnologia moderna. No segmento da transformação, apenas a indústria cerâmica consegue agregar valor aos argilominerais extraídos das suas jazidas, fabricando telhas e tijolos como produto final.

Segundo o Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho o crescimento populacional e tecnológico provocou o aquecimento do mercado consumidor referente à procura por produtos cerâmicos e rochas ornamentais para revestimentos de pisos e paredes, de rochas e minerais industriais para a construção civil e pavimentação de ruas, estradas e avenidas. " É preciso que as autoridades busquem recursos, parcerias com órgãos e intituições ligadas ao setor e acima de tudo apoio técnico especifico para atuarem principalmente em prol da pequena mineração do município, objetivando fortalecer a atividade mineral,  atender a demanda e  agregar  renda aos mineradores  fomentando a economia local." Disse.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva