Paraíba realizou 92 transplantes de órgãos no primeiro semestre de 2016 - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Paraíba realizou 92 transplantes de órgãos no primeiro semestre de 2016

Paraíba realizou 92 transplantes de órgãos no primeiro semestre de 2016

Written By Diário do Curimataú on sábado, 24 de setembro de 2016 | sábado, setembro 24, 2016

G1 -

A Paraíba realizou 92 transplantes no primeiro semestre deste ano, número 41,5% maior em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram feitos 65 procedimentos, de acordo com o Ministério da Saúde. 

No mesmo período, 47% das famílias recusaram a doação de órgãos de parentes mortos com diagnóstico de morte encefálica, menor que o registrado em 2015, quando a porcentagem era de 62%. 
Para melhorar este quadro, começa neste sábado (24), em João Pessoa, a 16ª Campanha Estadual para Doação de Órgãos e Tecidos, com o tema ‘Mais doação, mais vida’. A ação se estende até a terça-feira (27), data em que se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
“Mesmo sabendo que quem decide é a família, cada um precisa externar o seu desejo de ser doador de órgãos, pois assim será formada uma grande rede de consciência para a importância do ato de doação de órgãos e tecidos”, sugeriu a coordenadora da Central de Transplante da Paraíba, Gyanna Lys Montenegro.

O evento começa com a realização de um culto ecumênico, às 16h, no auditório do Centro Turístico de Tambaú, para familiares de doadores e receptores de órgãos e tecidos, além dos profissionais envolvidos no processo de doação e transplante. A Campanha é promovida pela Central de Transplantes.
No domingo (25) acontece a ‘Caminhada pela Vida’, às 15h30, com concentração em frente ao Posto 99, entre as avenidas Ruy Carneiro e Epitácio Pessoa, com percurso até o Busto de Tamandaré. Participam da caminhada grupos de motoclube e ciclismo, acompanhados de carro de som, além da população.
O encerramento da Campanha acontece na terça-feira (27), às 7h30, no Terminal de Integração do Varadouro, com panfletagem, divulgação das ações, além da sensibilização sobre a importância de doar órgãos para a população que circula no local.
“A campanha tem o objetivo de sensibilizar a população e, consequentemente, aumentar o número de transplantes. É importante que as pessoas se conscientizem desse gesto de solidariedade. A gente pede que reflitam sobre isso, se coloquem no lugar de quem está precisando de uma doação de órgãos, avise sobre sua vontade, pois só a família pode decidir sobre a doação”, disse Gyanna.
Para ser doador, basta manifestar o desejo à família. Cabe a ela a decisão sobre a doação. A Central de Transplante disponibiliza o telefone (083) 3244-6192 para outras informações.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva