Florestense será o técnico da seleção feminina de vôlei sentado nas Paraolimpíadas Rio 2016 - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Florestense será o técnico da seleção feminina de vôlei sentado nas Paraolimpíadas Rio 2016

Florestense será o técnico da seleção feminina de vôlei sentado nas Paraolimpíadas Rio 2016

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 9 de setembro de 2016 | sexta-feira, setembro 09, 2016

Frei Martinho esporte -

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei sentado, Agtonio Guedes Dantas é da cidade de Nova Floresta/PB e já se encontra no Rio de janeiro para participar das paraolimpíadas 2016.



Agtonio já trabalhou com a seleção masculina de vôlei sentado e agora está com a seleção feminina. Ele tem bastante experiencia e já esteve em vários países como; Irã, Japão e Russia, entre as suas conquistas destacasse a medalha de prata em Toronto no Canadá.

A modalidade surgiu em 1956, na Holanda, resultado da fusão do voleibol convencional com o sitzbal, esporte alemão que era praticado por pessoas com mobilidade limitada e que jogavam sentadas, mas sem a rede dividindo a quadra. A primeira aparição da modalidade em uma edição dos Jogos Paralímpicos foi em 1976, em Toronto, mas apenas como exibição. Quatro anos depois, em Arnhem, na Holanda, passou a fazer parte do programa dos Jogos.
Organizado internacionalmente pela Organização Mundial de Voleibol para Deficientes (WOVD), o vôlei sentado tem disputa de campeonatos mundiais desde 1993, nas categorias masculino e feminino. Porém, somente em 2004, em Atenas, as mulheres passaram a disputar a modalidade nos Jogos Paralímpicos.

Como é disputado:


No vôlei sentado podem competir amputados, principalmente dos membros inferiores; atletas com paralisia cerebral; lesionados na coluna vertebral; e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora (sequelas de poliomielite, por exemplo). O contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.
A disputa é muito semelhante com a do vôlei convencional. Seis jogadores de cada equipe ficam em quadra e o jogo é dividido em cinco sets (quatro de 25 pontos e um tie-break de 15 pontos). Ganha a partida a equipe que vencer três sets.
A quadra mede 10m de comprimento por 6m de largura. A altura da rede é de 1,15m no masculino e 1,05m no feminino.

Brasil nos Jogos

O Brasil estreou na disputa nos Jogos em Pequim-2008, só com a seleção masculina, que terminou o torneio em 6º lugar. Em Londres-2012, o Brasil teve representantes nos dois gêneros. Tanto no masculino quanto no feminino o país ficou em 5º lugar.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva