Desenvolvendo qualidade: Campus de Cuité da UFCG comemora 10 anos de criação nesta quinta (01) - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , , » Desenvolvendo qualidade: Campus de Cuité da UFCG comemora 10 anos de criação nesta quinta (01)

Desenvolvendo qualidade: Campus de Cuité da UFCG comemora 10 anos de criação nesta quinta (01)

Written By Diário do Curimataú on quinta-feira, 1 de setembro de 2016 | quinta-feira, setembro 01, 2016

Ascom -

Aniversário será comemorado nesta 4ª noite do FUI 2016 com Mesa de Debates, apresentações culturais e forró pé-de-serra.

O Centro de Educação e Saúde (CES), campus de Cuité, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está celebrando nesta quinta-feira, dia 1º, seu aniversário de dez anos de fundação. Criado em 1º de setembro de 2006, o centro vem contribuindo, principalmente, com o desenvolvimento das regiões do Curimataú e Seridó da Paraíba e Trairí do Rio Grande do Norte, ajudando na formação de novos profissionais.

Às 20h, será realizada no Teatro Municipal de Cuité-PB uma Mesa de debates abordando sobre os 10 anos da instituição cuiteense, com as presenças do ex-reitor da UFCG Thompson Mariz, do ex-prefeito de Cuité Antônio Medeiros (Dr. Medeiros), do ex-diretor do CES Marcio Caniello, do vice-reitor e secretário de Planejamento da UFCG Vicemário Simões, além do diretor e do vice-diretor do CES Ramilton Marinho e José Justino Filho, respectivamente. O evento integra a programação do 8º Festival Universitário de Inverno de Cuité. Na ocasião, também haverá apresentação do Coral Vozes da Floresta de Nova Floresta-PB. A entrada é gratuita.

As comemorações de 10 anos do CES dão sequência, às 21h, com a 3ª edição do Projeto Mangaio na Praça de Alimentação do Mercado Público de Cuité-PB, com Forró Pé-de-Serra e show com Curió de Bananeiras.

Para a estudante do 5º período do curso de Ciências Biológicas Meris de Oliveira, a chegada da universidade possibilitou que uma grande quantidade de estudantes de cidades como Cuité, Nova Floresta, Jaçanã, Picuí, pudessem abrir novos horizontes, já que antes, poucos tinham oportunidade de freqüentar o ensino superior nas cidades maiores e mais distantes. “A criação do campus de Cuité ajudou bastante a formar as pessoas da nossa região e fazer com que estas atuem em suas próprias localidades, destacou.

Já para o aluno extensionista Jailson Borges, o campus de Cuité atua, fortemente, no desempenho de ações para melhoria da sociedade e do ambiente onde o campus está inserido, como por exemplo, nas atividades de reflorestamento, baseado na plantação de mudas de espécies nativas e conscientização da população local, através de seu projetos. “A chegada do CES possibilitou que pudéssemos desenvolver nossas habilidades e conhecimentos em prol da melhoria do nosso povo”, ressalta.

História

A solenidade de inauguração foi conduzida pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz e pelo então diretor do CES, Márcio Caniello, e teve seu auge com a aula magna de abertura do semestre letivo 2006.2, proferida pelo ex-reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFCG) Lynaldo Cavalcanti, responsável pelo início do processo de interiorização do ensino superior na Paraíba.

O campus possui uma área de 86 hectares (incluindo o Horto Florestal e a Residência Universitária) e concentra suas instalações na antiga Escola Técnica Agrícola Raimundo Asfora (ETAC). Na época, a escola fora doada pelo município à UFCG durante a Gestão do prefeito Antônio Medeiros Dantas, a qual passou por ampla reforma em sua estrutura para consolidação e exercício pleno das atividades do CES.

O Centro de Educação e Saúde é constituído, atualmente, pelas Unidades Acadêmicas de Enfermagem (UAENFE), Saúde (UAS), além das recém-criadas UABQ – Unidade Acadêmica de Biologia e Química e UAFM - Unidade Acadêmica de Física e Matemática, oferecendo 3 cursos de bacharelado: Enfermagem, Farmácia e Nutrição; 4 licenciaturas: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química; além da Pós-Graduação em Ciências Naturais e Biotecnologia.

Hoje, o campus conta com 2 blocos de aulas, ambiente para professores, Biblioteca, Farmácia-Escola, Centro de Vivência, diversos Laboratórios, Restaurante Universitário, Ginásio Poliesportivo, Complexo Esportivo, o qual foi inaugurado em março deste ano, entre outros espaços. 

Também faz parte do CES, a Residência Universitária (bairro Antônio Mariz) e o Museu do Homem do Curimataú (antigo Cuité Clube) – localizado no Centro de Cuité. Este espaço preserva a história da região e é palco de diversos eventos culturais da cidade a exemplo de palestras, apresentações de cantadores de viola, lançamentos de livros, apresentações teatrais, etc.

Atualmente, o CES possui em torno de 2 mil alunos, 130 professores (aproximadamente), 43 servidores técnico-administrativos e 114 colaboradores terceirizados.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva