Cidade do Rio Grande do Norte será abastecida com água do mar - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Cidade do Rio Grande do Norte será abastecida com água do mar

Cidade do Rio Grande do Norte será abastecida com água do mar

Written By Diário do Curimataú on segunda-feira, 26 de setembro de 2016 | segunda-feira, setembro 26, 2016

Portal no Ar 
Colaboração de Geraldo Vital -


O Rio Grande do norte começará fazer uso da água do mar para abastecimento até o final de 2016.

A informação foi confirmada pelo secretário de Recursos Hídricos, Mairton França. Segundo ele, o Governo garantiu o investimento de R$ 25 milhões por meio de negociações com o Banco Mundial para compra dos equipamentos.

De acordo com o secretário, a ideia inicial é implantar o projeto piloto de dessalinização de água do mar, sob execução da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caem) no município de Macau, na região salineira do Estado.

A captação da água será feita através de grandes tubos, com três quilômetros de extensão, que bombeiam a água até a usina responsável por toda a etapa de processamento de dessalinização da água.

”A grande vantagem é que essa usina é móvel e pode ser transportada para qualquer lugar de acordo com a necessidade.”

O secretário acrescenta que a escolha de Macau como município piloto para a implantação da tecnologia foi devido ao rejeito resultante do processo, formado por uma grande concentração salina.

Segundo ele, após passar pelo processo 50% da água do mar resulta em água doce pronta para o consumo e os outros 50% em concentrado salino.

"Vamos estudar junto com o Idema a maneira mais adequada para o descarte desse rejeito. Ou vamos descartar para uma salina, para que seja reaproveitado na produção do sal ou diretamente nos canais onde as águas são descartadas no mar", explica .

PROJETO

A ideia do projeto veio de uma visita recente pelo secretário a Israel para conhecer as experiências na área hídrica utilizadas naquele país.

De acordo com Mairton, o Rio Grande do Norte possui uma extensa faixa litorânea, o que viabiliza esse tipo de tecnologia.

Tendo convivido com períodos severos da seca extrema, Israel se utiliza, atualmente, da água do mar para quase todo tipo de atividade e consumo no seu território.

Lá, a obtenção é feita através de 5 grandes usinas responsáveis por toda a etapa de processamento.

A estimativa é que juntas, essas usinas produzam um total de mais de 130 bilhões de galões de água potável por ano, com uma meta de 200 bilhões de galões até 2020.

O secretário observa que o uso desse tipo de tecnologia no Estado seria mais uma forma de combater a seca que atinge vários municípios.

Atualmente, 12 cidades do Estado potiguar estão em colapso no abastecimento de água e 42% dos reservatórios estão em estado crítico.

Até o final de dezembro deste ano, a adutora Currais Novos/Armando Ribeira deverá estar em funcionamento.

Além disso as obra da adutora Alto Oeste foram retomadas.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva