Projeto intensifica a produção e plantio de árvores nativas da caatinga em Cuité - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Projeto intensifica a produção e plantio de árvores nativas da caatinga em Cuité

Projeto intensifica a produção e plantio de árvores nativas da caatinga em Cuité

Written By Diário do Curimataú on quarta-feira, 10 de agosto de 2016 | quarta-feira, agosto 10, 2016

Ascom -

Trabalho é desenvolvido por estudantes do Curso de Ciências Biológicas da UFCG

O Projeto de Reflorestamento do Olho d’Água da Bica do Centro de Educação e Saúde (CES), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), criado há dois anos, continua expandindo suas atividades, através da pesquisa, produção de mudas e plantio de árvores nativas nas imediações e dependências do campus localizado no município de Cuité. Os trabalhos ganharam impulso após a instalação da nova casa de vegetação/estufa agrícola em abril deste ano.
Na última semana, foi realizado um trabalho de semeadura do Pau-Brasil (Caesalpinia enchicata) - espécie que se encontra em situação de extinção desde o período colonial do país. Foram semeadas 100 sementes em sacos apropriados para a produção de mudas, as quais foram acondicionadas na nova estufa.
As sementes são coletadas, catalogadas, acondicionadas em laboratório, e em seguida, é feito um reconhecimento das áreas do Centro e do Horto Florestal (Olho d’Água da Bica), onde se pretende plantar.
Outras espécies estão sendo desenvolvidas no campus universitário a exemplo do Jatobá (Hymenaeae courbari); Craibeira (Tabebuia aurea); Umbu (Spondias tuberosa); Mulungu (Erythrina velutina); Jucá (Caesalpinea ferrea ); Barriguda (Ceiba glaziovii); Angico (Anadenanthera falcata); Tambor (Enterolobium contortisiliqum); Pereiro (Aspidosperma pyrifolium) e Cumaru (Dipteryx odorata).
Para ajudar no desenvolvimento das plantas, a equipe de reflorestamento também realiza o transplante de algumas mudas na área do horto florestal do CES e a limpeza de algumas já transplantadas. A ação visa compensar a perda no desenvolvimento inferior daquelas mudas devido às condições ambientais e o baixo regime de chuvas na localidade.
As atividades de reflorestamento na área do campus de Cuité são coordenadas pelos professores Carlos Alberto Garcia e Kidelman Dantas.
O grupo de estudantes e professores também atua realizando o preparo de material orgânico vegetal proveniente do Restaurante Universitário (RU) do CES. O trabalho consiste no aproveitamento de restos de vegetais como cascas de verduras e frutas para o preparo de compostos e substratos orgânicos, ricos em nutrientes, para serem utilizados nas atividades de produção de mudas para reflorestamento e adubação das demais plantas distribuídas ao longo do campus.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva