Brasil conquista ouro inédito no futebol olímpico - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Brasil conquista ouro inédito no futebol olímpico

Brasil conquista ouro inédito no futebol olímpico

Written By Diário do Curimataú on domingo, 21 de agosto de 2016 | domingo, agosto 21, 2016

Veja -

Foto: Murad Sezer/Reuters
Gol da Alemanha? Medalha de prata? Não mais. A seleção brasileira, enfim, conquistou o título olímpico no futebol ao bater a Alemanha nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal, em uma noite de gala, com drama e emoção, no Maracanã. Neymar, com uma espetacular cobrança de falta, e Max Meyer, o destaque alemão, marcaram os gols da partida. No fim, brilhou a estrela do goleiro Weverton, que defendeu a cobrança de Petersen. Neymar, então, converteu a última cobrança e fez tremer as arquibancadas do templo do futebol.

A vitória dramática colocou fim ao trauma brasileiro de sempre bater na trave em Olimpíadas. E, se o título não apaga o vexame do 7 a 1, certamente ameniza a dor da derrota do Mineirão em 2014 – e deixa com a Alemanha a decepção de não ter um título olímpico.  De quebra, o Brasil superou a extinta Iugoslávia e se tornou o país com mais medalhas olímpicas na história do futebol: seis, duas de bronze (Atlanta-1996 e Pequim-2008), três de prata (Los Angeles-1984, Seul-1988, Londres-2012) e a medalha dourada conquistada em casa.
Neymar, tão criticado nas primeira partidas, saiu consagrado. Com um golaço de falta que fez lembrar Zico, arrancou aplausos até mesmo de Usain Bolt, o mito jamaicano que pulou como um pentacampeão nas arquibancadas. O camisa 10 ainda fez o que craques como Romário, Ronaldo e Ronaldinho não conseguiram: subir ao mais alto do pódio. Depois, em entrevista à Rede Globo, parafraseou Zagallo ao responder os críticos. “Vocês vão ter que me engolir.”
Mais importante do que a medalha dourada, a Rio-2016 deixa uma herança importante para o futebol brasileiro: o time de Rogério Micale apresentou uma filosofia de jogo definida, voltada ao ataque, algo que há anos o Brasil se ressentia. Ainda é cedo para se empolgar, mas Tite, que estava no estádio certamente irá se aproveitar na equipe adulta da semente plantada por Micale. Gol do Brasil.
Euforia – O arrepiante momento do hino nacional, cantado por 70.000 vozes, foi o prenúncio da bela festa que se daria durante os 90 minutos de bola rolando. O novo canto “pula sai do chão, quem é pentacampeão” balançou o Maracanã e deu ainda mais incentivo aos times, que entraram bastante ligados. A Alemanha teve a primeira chance clara. Brandt recebeu na entrada da área e bateu colocado, mas a bola explodiu no travessão de Weverton, gelando o Maracanã. O Brasil, porém, era melhor na partida, preciso nos desarmes e com mais lucidez na frente. A pressão brasileira empurrou a Alemanha para trás e Renato Augusto, mais uma vez excelente na função de segundo volante, quase marcou após cobrança de escanteio.

Aos 25 minutos, a apoteose no Maracanã: Neymar sofreu falta da entrada da área e, empurrado pela torcida que gritava seu nome, viveu seu momento de Zico, com uma cobrança magistral que ainda bateu no travessão antes de encontrar as redes. Neymar celebrou com o tradicional gesto de Usain Bolt, que estava na arquibancada e vibrou com o espetáculo, e com uma frase eternizada por Cristiano Ronaldo: ‘Eu estou aqui”.



Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva