Águas da transposição só chegam a Boqueirão em abril de 2017, diz ANA - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Águas da transposição só chegam a Boqueirão em abril de 2017, diz ANA

Águas da transposição só chegam a Boqueirão em abril de 2017, diz ANA

Written By Diário do Curimataú on quarta-feira, 31 de agosto de 2016 | quarta-feira, agosto 31, 2016

G1 -

Açude de Boqueirão está com 7,3% da capacidade, segundo Aesa.
 (Foto: Reprodução/ TV Paraíba)
As águas da transposição do Rio São Francisco só devem chegar ao açude Epitácio Pessoa, conhecido como “Boqueirão”, no Cariri paraibano, no mês de abril de 2017. A informação foi confirmada pelo Ministério da Integração e divulgada pela Associação Comercial de Campina Grande (ACCG) nesta quarta-feira (31).

Segundo a associação, a falta de água tem atrapalhado a economia da cidade. Devido a crise hídrica e necessidade de racionamento de água, alguns estabelecimentos da cidade passaram a ser abastecidos por carros-pipa. No centro da cidade, onde se concentra a economia local, o racionamento deixa o bairro sem água das 13h do sábado até 0h da quinta-feira todas as semanas.
Com a crise de água, o único negócio que está com lucros em alta na cidade é o de venda de baldes e caixas de água, segundo a ACCG.
“Isso gera um transtorno muito grande para toda a população de Campina Grande e não só para o comércio. Na medida em que as pessoas gastam mais para consumir água de qualidade, elas deixam de consumir outros produtos”, disse o presidente da ACCG, Álvaro Barros.
No mês de junho deste ano, a ACCG enviou um relatório feio pela comissão de recursos hídricos da Câmara de Vereadores de Campina Grande, feito em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que pede respostas sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. “Há uma estimativa de que depois que as águas cheguem ao açude de Poções, em Monteiro, leve um tempo de 60 a 90 dias para que as águas cheguem no açude de Boqueirão”, disse Álvaro barros.
Reunião
Também nesta terça-feira (30) Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Agência Nacional das Águas (ANA), Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Ministério da Integração Nacional também se reuniram na ACCG.  O objetivo da reunião foi discutir o futuro do abastecimento de água das 19 cidades do Agreste paraibano atendidas pelo açude de Boqueirão.

Na reunião, o representante do Ministério da Integração, Frederico Meira, fez uma explanação sobre a transposição das águas do Rio São Francisco. Ele disse que as obras do eixo leste devem ser concluídas em dezembro, mas a água só vai chegar em Boqueira, no mês de abril de 2017.

Qualidade da água
Já o diretor de operação da Cagepa, José Mota, disse na reunião que até Abril de 2017 não deve faltar água para as 19 cidades abastecidas por Boqueirão. O órgão também garantiu que a água que está chegando nas torneiras das casas dos consumidores é de boa qualidade e tratada.




Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva