Suco de beterraba potencializa treino, aumenta força e inibe fadiga muscular - Jornal Diário do Curimataú
Home » » Suco de beterraba potencializa treino, aumenta força e inibe fadiga muscular

Suco de beterraba potencializa treino, aumenta força e inibe fadiga muscular

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 22 de julho de 2016 | sexta-feira, julho 22, 2016

GloboEsporte -

A beterraba é um vegetal, uma hortaliça B, consumida como acompanhamento das refeições, cozida ou crua, em sopas, saladas e sucos. 

Possui propriedades importantes para a saúde como função antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva e hipoglicemiante e ajuda no desempenho esportivo.
É excelente fonte de carboidratos (energética), fibras, ferro, potássio, sódio, magnésio, vitamina C, nitrato (também encontrado em folhas verdes) e o pigmento betaína, que é natural, bioativo e presente no vegetal com função antioxidante e anti-inflamatória. Estudos apontam que este pigmento tem correlação com redução da fadiga muscular e aumento da força.

O nitrato presente na beterraba é metabolizado no organismo, convertido primeiramente em nitrito e posteriormente em óxido nítrico. O pico de sua concentração no sangue se dá em uma a duas horas após a ingestão. O óxido nítrico provoca relaxamento do músculo liso da camada interna dos vasos sanguíneos, gerando vasodilatação (aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial) e broncodilatação. Estimula a angiogênese (desenvolvimento de novos vasos sanguíneos nos tecidos), biogênese mitocondrial (nascimento de novas mitocôndrias), captação de glicose e maior sensibilidade por íons de cálcio.
Vale lembrar que as mitocôndrias são organelas presentes nas células que convertem carboidratos, proteínas e lipídeos em ATP – principal fonte de energia na célula. Com o envelhecimento, diminui o número de mitocôndrias.

Estudos recentes vêm demonstrando que o consumo de nitrato, de forma aguda ou crônica, melhora a performance em exercícios de endurance (provas e treinos mais longos) e de força. O atleta com a suplementação de suco de beterraba gasta menos energia para realizar a mesma atividade economizando energia, fica mais resistente à fadiga muscular, melhora a força e o desempenho no exercício.

Como utilizar
Muitos estudos utilizam valores de suplementação de 0,1 mmol de nitrato\kg de peso ou 500ml de suco de beterraba ou 200g de beterraba, de uma a duas horas antes do treino. Existem no mercados suplementos em pó e na forma de suco pronto.


Dificuldades para o consumo do suco de beterraba
Beber com regularidade 500ml de suco de beterraba pode não ser uma tarefa fácil, pois o sabor é bem intenso e, como é rico em fibras, é preciso avaliar se haverá alguma alteração intestinal. Outra questão é que não sabemos a quantidade exata de nitrato presente na beterraba, porque isso depende dos fatores climático, entre eles o solo e plantio.

Novos estudos ainda são importantes para determinar as doses e o período de utilização para melhor resposta no desempenho esportivo. É importante lembrar que o uso regular da beterraba na dieta possui excelentes benefícios também para a saúde.

CRISTIANE PERRONI
Nutricionista formada pela UFRJ e pós-graduada em obesidade e emagrecimento. Tem especialização em nutrição clínica pela UFF, especialização em nutrição esportiva pela Universidade Estácio de Sá e trabalha com consultoria e assessoria na área de nutrição.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713. 
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva