Patrimônio Geológico em Picuí: Proposta para desenvolvimento sustentável no Seridó da PB - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Patrimônio Geológico em Picuí: Proposta para desenvolvimento sustentável no Seridó da PB

Patrimônio Geológico em Picuí: Proposta para desenvolvimento sustentável no Seridó da PB

Written By Diário do Curimataú on sábado, 16 de julho de 2016 | sábado, julho 16, 2016

Setor Mineral -

O trabalho intitulado: “PATRIMÔNIO GEOLÓGICO EM PICUÍ: PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO GEOTURISMO SUSTENTÁVEL NO SERIDÓ PARAIBANO” de autoria dos técnicos em mineração, Paulo Sales da Costa Barros e Antônio de Pádua Caetano de Lima Sobrinho e do geólogo Francisco de Assis Souza foi apresentando no Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Veja o resumo do trabalho
O Município de Picuí localiza-se na microrregião Seridó oriental paraibano, destacando-se pela sua grande diversidade geológica de grande valor científico e turístico, potencialmente explorável de forma sustentável, fazendo com que o meio ambiente seja preservado. O entendimento da diversidade geológica no município abrange a variedade de ambientes resultantes de formações naturais, constituídas por belas formações paisagísticas e rochosas. Nesse contexto, destacam-se alguns pontos como “o Vulcão Saco do Inferninho, a Serra do Pedro, Serra de Santa Luzia e Serra Quebrada.
O Saco do Inferninho é um edifício vulcânico, de estrutura ovalada, constituído de basalto que, na área científica oferece aos pesquisadores elementos que levam a compreensão de sua formação, enquanto aos turistas, oferece ao chegar ao topo, a bela vista da paisagem, com depressões e elevações do relevo. As Serras de Santa Luzia, Quebrada e do Pedro constituem montanhas formadas na base por rochas cristalinas capeadas por sedimentos da Formação Serra do Martins.
O desenvolvimento do geoturismo sustentável com preservação ambiental deverá elevar município de Picuí ao mesmo patamar das outras regiões do seridó norterriograndense, uma vez que naquele estado já existem estudos conclusivos com respeito ao tema, faltando ao poder público municipal efetuar toda infraestrutura objetivando a viabilidade do empreendimento. 
Fonte: Anais do Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental e Sustentabilidade - Vol. 2: Congestas 2014 ISSN 2318-7603.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva