Golpe: Militares dizem que tomaram o poder na Turquia - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , , » Golpe: Militares dizem que tomaram o poder na Turquia

Golpe: Militares dizem que tomaram o poder na Turquia

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 15 de julho de 2016 | sexta-feira, julho 15, 2016

Época -

Militares bloqueiam Ponte do Bósforo, em Istambul,
em tentativa de golpe militar na Turquia
(Foto: Gokhan Tan/Getty Images)
Autoridades turcas anunciaram tentativa de golpe de Estado por uma ala das Forças Armadas. O presidente turco pediu para a população resistir

O primeiro-minsitro da Turquia, Binali Yıldırım, anunciou na noite desta sexta-feira (15) que há uma tentativa de golpe militar em curso no país, por parte de uma ala das Forças Armadas. As informações ainda são escassas e a situação é incerta no país.

Segundo a imprensa local, tanques e soldados estão nas ruas da capital Ancara e de Istambul, maior cidade do país. Os militares tomaram controle das duas principais pontes sobre o Bósforo (a do Bósforo e a Fatih Sultão Mehmet, em Istambul, que ligam o lado europeu ao asiático da cidade), do aeroporto de Ataturk, também em Istambul, e da TV estatal. Há relatos de autoridades presas pelos soldados. Um toque de recolher foi imposto pelos militares.
"As Forças Armadas da Turquia tomaram controle da administração do país para restaurar a ordem constitucional, a liberdade e os direitos humanos, o Estado de Direito e a segurança geral, que estão danificados", diz a ala militar que promove o golpe, em nota divulgada pela TV estatal. "Todos os acordos internacionais continuam válidos. Nós esperamos que todas as nossas boas relações com todos os países continuem." A emissora saiu do ar. O acesso às redes sociais também está sendo restringido no país.
Há relatos de troca de tiros e explosões em Ancara, mas até o momento não há informações sobre mortos ou feridos.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, não estava em Ancara, mas não se sabe ao certo seu paradeiro. Segundo relatos da imprensa internacional, ele está bem e em segurança. Erdogan falou por FaceTime (aplicativo de chamada de vídeo) com a CNN turca e convocoua a população para resistir ao golpe. "Isso é uma revolta dentro das nossas Forças Armadas. Eu convoco a população a ocupar praças e aeroportos. Eu estou no poder neste país. Aqueles que tentaram o golpe pagarão um preço alto", disse. 

A Turquia, um país que está tanto na Europa quanto na Ásia, é um dos atores mais importantes para a estabilidade no Oriente Médio. O país é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e compartilha armas nucleares. Faz fronteira com a Síria e enfrenta dificuldades de controlar as fronteiras, especialmente por conta das operações do Estado Islâmico e pela crise de imigrantes.
Recentemente, a Turquia se tornou um dos principais alvos do terrorismo. Só em 2016, foram 14 ataques, o mais recente noAeroporto de Istambul.
Erdogan está no poder na Turquia desde 2003. Ele foi eleito primeiro-ministro em 2002 e governou até 2014. Depois, seu partido promoveu uma mudança no sistema político do país, o que permitiu que ele se candidatasse e fosse eleito presidente em 2014. Em 2013, ele enfrentou uma série de protestos. As manifestações foram reprimidas com tanques e soldados
Apesar das críticas ao seu governo e da rejeição, especialmente por parte do eleitorado secular, Erdogan conta com apoio de parte da população e foi eleito democraticamente. Golpes militares são correntes na história recente da Turquia. Aconteceram em 1960, 1971 e 1980. E, em 1997, houve uma intervenção militar.


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva