Estudante Picuiense tem texto selecionado em concurso internacional de redação - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Estudante Picuiense tem texto selecionado em concurso internacional de redação

Estudante Picuiense tem texto selecionado em concurso internacional de redação

Written By Diário do Curimataú on terça-feira, 26 de julho de 2016 | terça-feira, julho 26, 2016

Severino Lopes -

Imaginação, sensibilidade, poesia e criatividade. O que seria apenas uma entrevista da estudante de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Simone Araújo, com o gaiteiro mais antigo de Portugal em atividade, rendeu uma história emocionante e incrível. Ela, que na época da entrevista  estava fazendo um intercâmbio em Jornalismo na Universidade de Coimbra, em Portugal, através do Programa de Bolsas Luso-Brasileiras, se inspirou no músico para escrever a crônica “As incríveis surpresas de uma brasileira em Portugal”.

O texto ficou entre os 80 selecionados em um concurso internacional de narrativas, promovido pela “The Navigaton Company”, marca portuguesa que atua na produção de papéis. Inspirada na obra “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne, a companhia decidiu lançar um desafio com o objetivo de selecionar as 80 melhores histórias de viagens e publicá-las em um livro intitulado: “Around The World in 80 Pages” (A Volta ao Mundo em 80 Páginas). Além da estudante da UEPB, mais três autores brasileiros tiveram seus trabalhos escolhidos e publicados.
A história escrita por Simone, em dezembro do ano passado, fala sobre o seu encontro com um gaiteiro português, conhecido como “Ti Carriço”. A estudante conta que entrevistou o músico para um trabalho de uma disciplina da Universidade de Coimbra, mas se surpreendeu com a recepção do gaiteiro. Isso, porque  enquanto estava se preparando para entrevistar o gaiteiro, ele simplesmente começou a tocar a famosa música “Eu te amo, meu Brasil”, do grupo Os Incríveis, o que emocionou a brasileira de Picuí, no Curimataú paraibano.
A cena foi registrada pelo professor de gaita de foles, Antônio Freire, e compartilhada nas redes sociais, tendo milhares de visualizações. “Ao passo que os versos surgiam na minha mente, as lágrimas começaram a deslizar pelo rosto. Mais tarde, fui surpreendida por um fabricante de flautas em uma feira cultural de Coimbra, chamado Arménio Simões, que tocou a mesma canção e ainda declarou que me reconhecia, pois também havia visto na internet o momento em que Ti Carriço me emocionou com o maravilhoso som do instrumento milenar”, relatou Simone.

A partir desses dois encontros, a estudante de jornalismo inscreveu a crônica “As incríveis surpresas de uma brasileira em Portugal”. A produção foi selecionada entre as mais de 500 histórias enviadas para o concurso por pessoas de vários lugares do mundo, apaixonadas por viagens e por compartilhar experiências. De acordo com o regulamento do concurso, o texto deveria ser escrito na Língua Inglesa, observando os  critérios de habilidade de envolver e de inspirar o leitor; capacidade de transmitir a experiência; originalidade no estilo; e realismo (histórias reais contadas por pessoas reais).

O júri foi composto por três escritores profissionais de viagens e blogueiros, além de dois representantes da Navigator Company. Eles selecionaram também as oito melhores narrativas, as quais os autores foram contemplados com vouchers para serem gastos em outras aventuras. “Não ganhei a oportunidade de realizar outra viagem, mas ganhei o desejo de continuar escrevendo histórias”, observou Simone, que atualmente cursa o 7º período de Comunicação Social na UEPB.
Confira a redação traduzida de Simone clicando AQUI.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva