quarta-feira, 20 de julho de 2016

Começam nesta quarta (20) convenções partidárias para definir candidatos a prefeito e vereador

Redação -

O prazo para que os partidos políticos realizem as convenções partidárias começa nesta quarta-feira (20). É nas reuniões que serão divulgados os nomes dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. O período termina no dia 5 de agosto em todo o país.

A convenção partidária oficializa a relação de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores de cada partido, além das coligações partidárias para as eleições municipais de 2 de outubro. Cada partido tem que realizar sua própria convenção, mesmo para ratificar as coligações partidárias. A ata de cada partido deverá ser enviada digitada (na convenção é manuscrita) à Justiça Eleitoral até 24 horas após a realização da convenção, informando os nomes dos respectivos candidatos ou coligações. Cada partido pode lançar candidatos a prefeito e vice e até 20 candidatos a vereador. No caso de coligações proporcionais (vereadores), entre três legendas, por exemplo, permanece o máximo de 20 candidatos para os coligados. A cota para mulheres foi mantida em 30% do total de candidatos por partido. Marília tem 30 partidos políticos em vigência, conforme dados do TRE.

Para a realização das convenções, os partidos podem utilizar prédios públicos ou particulares e devem comunicar os responsáveis ou proprietários com 72 horas de antecedência, mantendo-se o prazo de 48h para publicação de edital de candidaturas em jornal de grande circulação ou via correspondência para cada filiado (dependendo do estatuto de cada partido).


Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.

COMPARTILHE