CEOP reúne agricultores do Lajedo Grande para construção de diagnostico participativo da comunidade - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » CEOP reúne agricultores do Lajedo Grande para construção de diagnostico participativo da comunidade

CEOP reúne agricultores do Lajedo Grande para construção de diagnostico participativo da comunidade

Written By Diário do Curimataú on terça-feira, 19 de julho de 2016 | terça-feira, julho 19, 2016


Assessoria -
Dando continuidade as atividades do Projeto Recuperando a Cidadania e Equilíbrio Ecológico no Semiárido Paraibano, no dia 15/07/2016 a equipe do Centro de Educação e Organização Popular-CEOP reuniu-se com famílias agricultoras da comunidade Lajedo Grande para construir diagnóstico participativo da comunidade.

Ao início da atividade, um grupo composto por agricultores/as de faixas etárias diversificadas reuniram-se com intuito de fazer uma caminhada pela propriedade, e assim, observar possíveis potencialidades e fragilidades da comunidade. Em seguida, esse mesmo grupo reuniu-se para discutir as observações feitas durante a caminhada. Entre as observações feitas o Agricultor Ivo, citou ter identificado como fragilidades a compactação e erosão do solo. Enquanto que a Agricultora Jaqueline destacou como potencialidade a presença de vegetação resistente a longos períodos de estiagem, como por exemplo, a palma e o cardeiro.

Após a socialização das impressões sobre a caminhada, agricultores e agricultoras construíram um “perfil” da comunidade, iniciado com um resgate histórico, onde fizeram referencia a origem do nome Lajedo Grande, aos/as primeiros/as habitantes da comunidade e a outros eventos e pessoas que fazem parte da história da comunidade. Feito o resgate histórico, o grupo de agricultores/as deram continuidade na construção do “perfil” trazendo para a discussão informações sobre elementos culturas e religiosos presentes na comunidade, também as condições dos serviços de saúde, educação, segurança e outros. Esta é uma das etapas do projeto, que tem entre seus objetivos capacitar agricultores familiares, especialmente mulheres e jovens, no manejo agroecológico de seus lotes familiares, com especial enfoque na melhoria da fertilidade do solo e plantio de espécies arbóreas nativas. As atividades do projeto contribuirão para a diversificação da produção, segurança alimentar e geração de renda.

O Projeto Recuperando a Cidadania e Equilíbrio Ecológico no Semiárido Paraibano foi elaborado por equipe do Centro de Educação e Organização Popular-CEOP e suas atividades são financiadas pela Fundação Interamericana-IAF.

Leia mais notícias em diariodocurimatau.com, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Jornal Diário do Curimataú pelo WhatsApp (83) 9 8820-0713.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva