Barra de Santa Rosa comemora 57 Anos de Emancipação Política - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Barra de Santa Rosa comemora 57 Anos de Emancipação Política

Barra de Santa Rosa comemora 57 Anos de Emancipação Política

Written By Diário do Curimataú on domingo, 8 de maio de 2016 | domingo, maio 08, 2016

Ascom -

Programação
História
O Município de Barra de Santa Rosa – estado da Paraíba foi à propriedade de José dos Santos de Oliveira, situada à margem direita do rio Curimataú, a origem do atual município de Barra de Santa Rosa. Nome atribuído pela "barra" resultante do encontro dos rios Santa Rosa e Poleiros. 

O povoamento iniciou-se em 1888 com a realização de uma feira-livre no local, tornou-se ponto de encontro de comerciantes e homens de negócios, provocando a afluência de muitas famílias para a região. Entre os pioneiros, citam-se Tito de Sousa Lima, Antônio José dos Santos, Manoel de Souza Lima e Cândido Casado de Oliveira, que doou o patrimônio para a construção de uma pequena capela, onde, mensalmente, era celebrada missa por um padre procedente da Paróquia de Picuí. Há 6 km da cidade, já existia uma capela, construída na década de 1770, pelos primeiros habitantes do povoado Santa Rosa, tem grande valor histórico, a atual Igreja - Matriz de Nossa Senhora da Conceição que teve início no ano de 1918.      

O movimento de emancipação política foi promovido por João Casado de Almeida, Severino Davino Barros e Padre Luis Santiago. Gentílico: barrense Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Barra de Santa Rosa, pela lei municipal nº 6 de 14-10-1906 subordinado ao município de Picuí. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o distrito de Barra de Santa Rosa figura no município de Picuí. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933. Pela lei estadual nº 99 de 18-09-1936 o distrito de Barra de Santa Rosa deixa de pertencer ao município de Picuí, sendo anexado ao município de Serra do Cuité. Pelo decreto-lei estadual nº 1164 de 15-11-1938 o distrito de Barra de Santa Rosa passou a denominar-se simplesmente Santa Rosa e o município de Serra do Cuité a denominar-se Cuité. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943 o distrito já denominado Santa Rosa permanece no município de Cuité ex-Serra do Cuité pelo decreto-lei estadual nº 520 de 31-12-1943 o distrito de Santa Rosa voltou a denominar-se Barra de Santa Rosa. 

Em divisão territorial datada de 01 de julho de 1950 o distrito de Barra de Santa Rosa permanece no município de Cuité. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01 de julho de 1955. Elevado à categoria de município com a denominação de Barra de Santa Rosa, pela lei estadual nº. 2108 de 08 de agosto de 1959. Gentílico: barrense.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva