Oposição espera começar votação do impeachment “com goleada” - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , , , » Oposição espera começar votação do impeachment “com goleada”

Oposição espera começar votação do impeachment “com goleada”

Written By Diário do Curimataú on sábado, 16 de abril de 2016 | sábado, abril 16, 2016

R7 -
Líder do DEM na Câmara, Pauderney Avelino (AM)
 conta com início favorável à oposição no domingo (17).
Governo faz esforço extra Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Primeiros Estados a votar, RR e RS somam 39 deputados, e 29 devem dizer “sim” ao processo

Vinte e nove a dez. A oposição prevê uma "goleada" no início da votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, marcada para as 14h deste domingo (17). considerando a orientação dos partidos. Os dois primeiros Estados a votar – Roraima e Rio Grande do Sul – têm 39 deputados juntos, sendo que 29 deverão votar a favor da saída da petista.
Entre os dez deputados que deverão se posicionar contra o impeachment, sete são petistas – portanto, votarão “não” – e outros três são do PDT, partido que orientou voto contrário à saída, mas ainda tem, ao menos, cinco deputados indecisos.
O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) e Afonso Motta (PDT-RS) estão inclinados a votar contra o impeachment, mas Giovani Cherini (PDT-RS) tem a intenção de dar o “sim” ao impedimento de Dilma. Essa conta, portanto, deverá ganhar o reforço de mais um deputado pedetista, o que ampliaria a vantagem para 30 a 9.
Vale lembrar que há partidos rachados, como o PP, que teria 33 deputados a favor do impeachment, 5 contrários, 6 indecisos e uma possível ausência no domingo. Quem votar contra, porém, deverá ser punido com a exclusão do partido.
O líder do Democratas na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), afirmou que o primeiro parlamentar a votar – Abel Mesquita (DEM-RR) – vai estrear o placar em favor do impeachment. Em seguida, diz o parlamentar, deve-se estrear uma goleada contra o governo.
– O deputado Abel Mesquita votará a favor do impeachment, será o primeiro voto a favor do impeachment.  [...] Será o início de uma goleada? Pode ser porque já começa com o Estado de Roraima que, acredito, não terá nenhum voto contra o impeachment. Então, vamos aguardar o momento da votação, que se inicia com Roraima e vai para o Rio Grande do Sul. O processo de impeachment está consolidado. [...] Já começa com uma grande diferença em favor do impeachment.
O vice-líder do governo na Câmara, Sílvio Costa (PTdoB-PE), aposta nas três alternativas em favor do governo para evitar uma derrota no domingo. Misterioso, disse que o principal trunfo para o governo é a ausência de parlamentares, motivada por doença.
– Temos cinco opções que eu só falar três e eles só têm uma, que é chegar lá e votar “sim”. Temos três: o “não”, abstenção e o parlamentar pode faltar. Onde é que está escrito que o cabra não pode adoecer domingo? Então são três opções e tem mais duas que eu não vou dizer a vocês.
Costa disse que vai trabalhar "até o último minuto amanhã" para evitar que os deputados sejam "movidos pelo ódio" a fim de minguar os votos a favor do impeachment. Questionado porque havia mais parlamentares usando as cores verde e amarela e dizeres a favor do impeachment, Costa desconversou.
-- Você só está vendo esse povo de amarelo. E quem não está de amarelo, você não está vendo não? Tudo é estratégia... eles estão querendo criar volume. [...] Esses 513 [deputados] aí eu nunca vi um voto tão difícil como voto de parlamentar. [...] O cara que está indeciso até agora, eu não tenho o menor respeito por ele. [...] Tem parlamentar que diz: “agora o parlamentar vai me pagar, porque não liberou as minhas emendas”. Isso é conversa de um deputado federal, de uma das maiores economias do mundo?
A votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados está marcada para as 14h deste domingo. A oposição busca 342 votos para conseguir emplacar o processo contra a petista, enquanto o governo precisa somar 172 votos para barrar o impeachment.
O placar do jornal O Estado de S.Paulo indica 346 votos a favor, 133 contrários, 10 indecisos, 21 que não responderam e 3 possíveis ausências. Já o jornal Folha de S.Paulo contabiliza 347 votos a favor, 128 contrários, 17 indecisos, 15 que não declaram voto, 3 que não responderam e dois que não foram encontrados.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva