Mislene Santos -
Os puxões de orelha do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (PSB), nos deputados faltosos, que se atrasam ou que se ausentam da sessão no momento da apreciação das matérias que tramitam na Casa, parecem não estar surtindo efeito. Isso porque toda semana a mesma cena se repete.
Na sessão desta quarta-feira (6), a ordem do dia foi encerrada no momento em que requerimentos de autoria do Poder Executivo seriam analisados. Galdino ao perceber que o deputado João Henrique (Democratas), que retornou a Casa hoje após 120 dias de licença para tratamento de saúde, se preparava para deixar a sessão, fez um apelo para que ele permanecesse.
“Gostaria que o senhor continuasse em plenário, porque precisamos ter quórum para terminar a ordem do dia”, pediu Galdino que foi ignorado por João Henrique. “Nós temos destaques que estão para serem votados há várias sessões e sempre que se colocam os destaques em votação o quórum é esvaziado”, reclamou o socialista.
O deputado Hervázio Bezerra (PSB) chegou a acusar a bancada de oposição de fazer manobras para que as matérias do governo não fossem votadas. “Nós lamentamos porque são requerimentos importantes”, disse Bezerra. Já o deputado Arnaldo Monteiro (PSC) saiu em defesa da oposição. “Se olhar a lista a ausência não é só da oposição. Tem vários colegas da situação que também estão ausentes”, rebateu o socialista cristão.