segunda-feira, 4 de abril de 2016

Atividade Mineral de Picuí e Pedra Lavrada será apresentada em Simpósio de Rochas ornamentais do NE

Setor Mineral -

A atividade mineradora desenvolvida nos  municípios  de Picuí e Pedra Lavrada, localizados  no Seridó paraibano, será representada pelo geólogo Francisco de Assis Souza e pelos técnicos em mineração, Antonio de Pádua Sobrinho, Paulo Sales, Antônio Renato e Ana Karla. No IX Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (IX SRONE).
 Eles irão apresentar os trabalhos intitulados “Etapas de extração e beneficiamento do sienito na mineração Craibeira, unidade de Pedra Lavrada – PB.” e Técnicas para obtenção de paralelepípedos e meios fios na pedreira Mari Preto, município de Picuí-PB.”  
O IX Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste (IX SRONE), o IV Simpósio de Minerais Industriais do Nordeste (IV SIMIN), e a I Exposição de Rochas Ornamentais e Minerais Industriais do Norte e Nordeste (ExpoROMINN) serão  realizados de 10 a 13 de abril de 2016, em João Pessoa, na Paraíba. A organização desses eventos cabe ao CETEM/MCTI, à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), à Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia do Governo do Estado da Paraíba e ao SEBRAE/PB.
O IX SRONE, o IV SIMIN e a ExpoROMINN integram as atividades comemorativas dos 38 anos do CETEM/MCTI, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e dos 40 anos de criação do Curso de Engenharia de Minas da UFCG.

Os eventos abordarão as seguintes áreas temáticas:

– Alterabilidade de rochas ornamentais & conservação do patrimônio pétreo
– Aproveitamento de resíduos de bens minerais
– Beneficiamento de rochas e minerais industriais
– Caracterização tecnológica de rochas e minerais
– Desenvolvimento sustentável na mineração
– Geologia
– Lavra
– Mecânica de rochas
– Simulação de processo minerometalúrgico
Também será realizado um minicurso sobre o tema Aplicação e Uso de Rochas Ornamentais e de Revestimento.
O público-alvo é formado por:

– Arquitetos, Engenheiros, Geólogos e demais profissionais
– Empresários do setor mineral em geral
– Professores e estudantes de áreas afins
“É muito importante nossa participação nesses eventos, pois compartilhamos experiências, adquirimos novos conhecimentos e divulgamos  o potencial mineral da nossa região com foco em nossas pesquisas”.  Destacaram os autores dos trabalhos.

COMPARTILHE