Reitor da UFCG e arcebispo de Natal articulam encontro para debater os problemas do NE - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Reitor da UFCG e arcebispo de Natal articulam encontro para debater os problemas do NE

Reitor da UFCG e arcebispo de Natal articulam encontro para debater os problemas do NE

Written By Diário do Curimataú on terça-feira, 15 de março de 2016 | terça-feira, março 15, 2016

Marinilson Braga - Ascom/UFCG -

Evento acontecerá de 18 a 21 de maio em Campina Grande

O reitor Edilson Amorim recebeu na manhã desta terça-feira, dia 15, a visita do arcebispo de Natal-RN, Dom Jaime Vieira Rocha, que veio solicitar a articulação do dirigente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) para promover um encontro dos reitores das universidades e institutos federais nordestinos durante o Encontro dos Bispos do Nordeste que acontecerá em Campina Grande, de 18 a 21 de maio.
Com o tema Nordeste: o cuidado com a casa comum. Novo paradigma civilizatório, o encontro celebrará os 60 anos da primeira edição do evento, que também aconteceu em Campina Grande, em 1956, organizado por Dom Helder Câmara e encerrado pelo presidente Juscelino Kubitschek. "Dos debates realizados naquele ano, emergiram opiniões que levaram JK a criar a Sudene, em 1959", lembrou, Dom Jaime.
Debates sobre os aspectos econômicos e sociais - especialmente, a crise hídrica que a região vem atravessando - pautarão o encontro. Entre eles, a gestão das águas da transposição do Rio São Francisco, as prioridades e uma melhor aproveitamento para a qualidade de vida. "As instituições de ensino superior têm muito para partilhar, contribuir e orientar", ressaltou.
Não só o resgate histórico, nem a renovação do compromisso da Igreja Católica com o povo nordestino nortearão o evento, afirmou o arcebispo, apontando para discussões propositivas que venham realmente a contribuir para a solução dos problemas atuais da região. "Para isso, os governadores dos estados nordestinos também estão sendo convidados para comporem um fórum durante o encontro.
Presidente do Observatório Social do Nordeste, Dom Jaime foi Bispo de Campina Grande no período de 2005 a 2011.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva