Governo da PB reúne 15 municípios da Região para discutir segurança alimentar e nutricional - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Governo da PB reúne 15 municípios da Região para discutir segurança alimentar e nutricional

Governo da PB reúne 15 municípios da Região para discutir segurança alimentar e nutricional

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 18 de março de 2016 | sexta-feira, março 18, 2016

Secom -

Quinze municípios da região do Curimataú paraibano participaram da segunda Oficina Participativa que aconteceu quarta (16) e quinta-feira (17) em Cuité.


As oficinas têm como foco principal, através das propostas na área de segurança alimentar e nutricional, elaborar o 1º Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba. Sindicalistas rurais, gestores municipais, agricultores familiares, trabalhadores do campo, sociedade civil, entre visitantes participam dessa dinâmica participativa. Mais oito oficinas participativas serão realizadas em todas as regiões geoadministrativas da Paraíba até o mês de maio. A próxima será no Agreste, em Campina Grande.


A ação é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Secretaria Executiva de Estado de Segurança Alimentar e Economia Solidária, em parceria com o Centro de Ação Cultural (Centrac), Câmara Intersecretarial de SAN (Caisan) e Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea).
Trata-se de uma metodologia da educação popular, do diálogo, que vai enriquecer o plano de realidade em torno dos temas de SAN. São metas e diretrizes diversificadas que servirão para fortalecer e consolidar elementos, de forma estratégica, para a construção do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Maria das Dores, do município de Cubati, considera de grande importância a participação de todos os segmentos, como poder público e sociedade civil, nessas oficinas. “É aqui que vamos discutir os desafios e tirar os eixos que vão compor a elaboração do Plano”.
Para Klebson, estudante de Nutrição da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), essas oficinas participativas vêm trazendo uma discussão bastante relevante para a formação desse plano estadual de ações voltadas para SAN. “Eu vejo um espaço rico, onde a gente está discutindo a formação profissional dentro do curso e como nós podemos utilizar esse material de cada município para atuação dos nutricionistas dentro da sua área territorial e atuação”.

No evento, a secretária executiva Ana Paula Almeida explicou que a Secretaria de Desenvolvimento Humano tem executado em várias áreas do Governo do Estado uma ação integrada para a discussão do direito humano à alimentação saudável e permanente. “Essas oficinas tem sido fruto positivo, sobretudo porque servirão para planejar e dialogar com os municípios, identificando quais ações estão sendo desenvolvidas para a elaboração dessa política. Por meio dessas oficinas, a gente vem incrementando um pouco e fazendo o melhoramento. É uma ação que traz uma preocupação no tocante ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.”
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva