Estações da Via Sacra ao ar livre, em Cuité, revivem o sofrimento de Jesus; veja - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , , » Estações da Via Sacra ao ar livre, em Cuité, revivem o sofrimento de Jesus; veja

Estações da Via Sacra ao ar livre, em Cuité, revivem o sofrimento de Jesus; veja

Written By Diário do Curimataú on quinta-feira, 24 de março de 2016 | quinta-feira, março 24, 2016

Teresa Duarte -

Escultura simbolizando uma das 15 Estações, esculpida pelo artista
cuiteense Dado Maravilha – Cuité – PB
A Paraíba desponta na área do turismo religioso em vários municípios e o período que antecede o feriadão da Semana Santa, é favorável para os romeiros e religiosos. Em Cuité, região do Curimataú Paraibano, para quem faz estudos na interpretação do Evangelho, uma excelente opção é vivenciar todo o trajeto da morte e da ressurreição de Jesus, o que tem sido um grande atrativo para os romeiros.

Escultura simbolizando uma das 15 Estações, esculpida pelo artista cuiteense Dado Maravilha
O local revive a história da Via Sacra, mostrando as 15 Estações da Via dolorosa, desde a condenação até a sua morte. A encenação é feita ao ar livre, ao longo da Rua Samuel Furtado, numa extensão de 03 quilômetros da dolorosa Via até o Monte Calvário, onde Jesus Cristo foi crucificado entre dois malfeitores e ao jardim onde foi sepultado em um sepulcro escavado na rocha.

Escultura simbolizando uma das 15 Estações,
 esculpida pelo artista cuiteense Dado Maravilha
O evento, que acontece desde 2011, faz parte da programação religiosa da Semana Santa, no Município, realizada pelo Movimento e Pastoral da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Cuité. De acordo com o Padre Severino Firmino da Silva, pároco da igreja, a Via Sacra foi reconstituída pelo então pároco Padre Severino Silvestre, com as esculturas simbolizando as 15 Estações, esculpidas pelo artista cuiteense Dado Maravilha.

Durante a Via Sacra, os fiéis fazem paradas nas 15 esculturas que estão instaladas no canteiro central da rua. O Padre explica que a celebração consiste na oração mental de acompanhar o Senhor Jesus em seus sofrimentos, conhecidos como a paixão de Nosso Senhor até o Monte Calvário. “Essa maneira de meditar e louvar teve origem no tempo das Cruzadas no Século X,  quando os fiéis peregrinavam na Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus”.

Via Sacra – Cuité – PB
A expectativa é de que mais de duas mil pessoas participem da Via Sacra. O evento é realizado sempre na Sexta-feira da Paixão, o que ocorrerá dia 24 próximo, iniciando-se às 17h, com previsão de encerramento às 21h. A Paixão de Cristo, em Cuité, acontece nos dias 24 e 25 próximos, às 20h, no Teatro Olho D’água da Bica, maior estrutura teatral montada ao ar livre, na Paraíba, evento que faz parte do calendário nacional do Ministério do Turismo.
A Paixão de Cristo, em Cuité, evento realizado pela Prefeitura Municipal, em anos anteriores contou com a presença de um público de 15 mil pessoas por noite. Neste ano, a expectativa dos organizadores é de atrair um público ainda maior, já que conta, agora, com divulgação estendida em âmbito estadual e também nacional.

Como Chegar a Cuité:
Cuité fica distante 235 km de João Pessoa. Para chegar ao Município, o espectador pode ir de ônibus, pela empresa Viação Rio Tinto que sai da Rodoviária de João Pessoa. Caso opte por ir de carro, o interessado deve sair da Capital seguindo pela BR-230 até chegar à altura do quilômetro 22, onde deverá entrar na PB-079 e ficar atento à sinalização na rodovia.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva