Sai a lista de aprovados do FIES 2016 - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Sai a lista de aprovados do FIES 2016

Sai a lista de aprovados do FIES 2016

Written By Diário do Curimataú on segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016 | segunda-feira, fevereiro 01, 2016

MSN -

O FIES, programa do governo que concede financiamento estudantil a estudantes de baixa renda, selecionou candidatos para entrada no primeiro semestre de 2016 entre os dias 26 e 29 de janeiro. Durante quatro dias, estudantes de todo o Brasil disputaram a possibilidade de ganhar uma ajuda do Governo para pagar a faculdade e só ter que pagar a dívida depois de formado.

Veja como acessar a relação dos felizardos, o que fazer se seu nome aparecer entre os contemplados e como proceder caso fique em lista de espera do FIES 2016!

Divulgação da lista de aprovados no FIES 2016. O resultado pode ser acessado de duas formas: Pelo site oficial do FIES Seleção. Consultando diretamente a faculdade escolhida durante a seleção. Aqui é importante ficar de antena ligada, pois o Ministério da Educação (MEC) não vai entrar em contato com você para avisá-lo se foi selecionado ou não - nem por telefone, nem por e-mail.
A responsabilidade de checar o resultado e saber se ficou ou não entre os escolhidos é inteiramente do candidato. É importante ficar de olho para não perder as próximas etapas de inscrição, a comprovação de documentação e a matrícula na faculdade escolhida.

Quantas chamadas terá o FIES 2016?
O FIES 2016 terá apenas uma chamada.Quem não conseguir entrar nesta primeira rodada fica em lista de espera.
O que fazer se eu for aprovado em primeira chamada no FIES 2016 ? Depois da divulgação da lista dos aprovados em primeira chamada, no dia 1 de fevereiro, o pré-selecionado precisa ser rápido. Quem for convocado deve fazer uma segunda de inscrição, dessa vez em um outro sistema, o SisFies. O período é curto: os candidatos têm entre os dias 2 e 6 de fevereiro para fornecer todas as informações necessárias ao financiamento.
Depois desse cadastro, o pré-selecionado terá até dez dias para concluir todos os procedimentos de comprovação de documentação e matrícula junto à universidade escolhida e ao banco que irá fazer o financiamento (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal).
Quem não seguir corretamente todas as datas, ou não apresentar a documentação exigida, perde o benefício. Se isso acontecer, a vaga segue para o participante que estiver em lista de espera.

Relação dos candidatos em lista de espera do FIES 2016
Ao consultar a lista de aprovados no FIES 2016, você saberá se seu nome aparece entre os escolhidos na primeira chamada ou está em lista de espera. Se acontecer de ficar na lista de espera, saiba que ainda há boas chances de conseguir o benefício. Só não pode deixar a peteca cair. O MEC exige que o candidato em lista de espera fique bem atento durante os próximos dias.
Primeiro, é preciso verificar diariamente a sua movimentação na lista. Conforme os candidatos aprovados em primeira chamada forem eventualmente desclassificados ou desistirem do financiamento, você pode ser chamado a qualquer momento. Essa informação constará apenas no site do FIES Seleção. O MEC não telefona ou envia e-mail!

Importante:
caso seu nome seja pré-selecionado em algum momento, você terá até cinco dias úteis para efetuar todos os procedimentos de inscrição no SisFIES e depois entregar a documentação na faculdade escolhida e no banco que fará seu financiamento (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal). Por isso é importante checar o FIES Seleção todos os dias!
Depois disso, entre os dias 7 e 18 de março, o estudante terá que acessar novamente o sistema do FIES Seleção para informar se está ou não matriculado na instituição, curso e turno escolhidos durante a seleção. Quem não fizer esse procedimento terá a inscrição cancelada. As chances de conseguir o financiamento vão até o dia 1 de abril!

Como o FIES faz a seleção dos candidatos?
O principal elemento para escolha de candidatos a um financiamento estudantil do FIES é a nota no Enem. Quanto mais alta, maiores as chances de ganhar o benefício.
Para participar da seleção é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010 e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior que zero na redação.
Além da nota no Enem, o FIES leva em conta outros critérios, como renda e formação. Para concorrer ao benefício é preciso ter renda mensal bruta familiar de até dois salários mínimos e meio por pessoa. Quem ainda não tem diploma de curso superior ganha preferência na obtenção do benefício - o que não impede os que já tenham diploma de também entrar na concorrência.
Caso haja empate entre os candidatos, o critério de escolha é a maior nota nas seguintes provas do Enem:
1. Redação
2. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
3. Matemática e suas Tecnologias
4. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
5. Ciências Humanas e suas Tecnologias
Quando será o próximo FIES?
São duas edições do FIES por ano, sempre no início de cada semestre letivo.
Em 2016, a primeira edição acontece em janeiro. Se você não conseguir entrar dessa vez, terá que esperar até o meio do ano para tentar novamente.
O FIES sempre acontece depois dos processos seletivos do Sisu e do ProUni.
As datas para o segundo semestre ainda não foram definidas. Assim que o MEC divulgar o cronograma, você ficará sabendo por aqui!
Descubra algumas universidades que aceitam o FIES:
-Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera)
-Universidade Estácio de Sá (UNESA)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva