Cuité realiza oficina culinária com merendeiras do município - Jornal Diário do Curimataú
Home » » Cuité realiza oficina culinária com merendeiras do município

Cuité realiza oficina culinária com merendeiras do município

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 | sexta-feira, fevereiro 19, 2016

Núcleo penso -

Ocorreu em (03/02), a primeira ação do projeto intitulado “Oficinas Culinárias”, realizada na Creche Municipal Professora Maria Cleonice Ramos de Sena com merendeiras da zona rural e urbana da rede municipal de ensino de Cuité-PB.

A mesma ocorreu através da parceria do Programa de Extensão Universitária (PROEXT), programa a qual o projeto referido anteriormente encontra-se inserido, e a nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do município de Cuité, Silvana Ribeiro. As merendeiras foram divididas em dois turnos, manhã (merendeiras da zona rural) e tarde (merendeiras da zona urbana), para melhor desempenho da ação, tendo em vista que o local de realização não seria capaz de comportar todas em uma única vez. A valorização dos ingredientes locais, a praticidade do preparo e a possível inserção de algumas preparações no cardápio da merenda escolar foram os objetivos norteadores da ação. Antes de dar início a Oficina, a nutricionista Silvana Ribeiro, deu boas vindas ao grupo e realizou uma breve conversa com as merendeiras. Em sequência, todas se deslocaram até a cozinha da creche para então dar início ao preparo das receitas.

 As receitas foram sugeridas pelas alunas do projeto e, dentre elas, seis preparações (sendo elas: bolinho de milho, suco de maracujá com beterraba, risoto de frango com legumes, sopa creme de abóbora, bolo de maracujá e tapioca enriquecida com cenoura) foram escolhidas pela nutricionista Silvana Ribeiro. Assim, a fim de facilitar a dinâmica da atividade, as participantes foram divididas em seis grupos e, cada um deles deveria realizar o preparo da receita escolhida ao acaso. Ao fim do preparo, os grupos relataram a experiência de elaborar a preparação, realizaram a degustação dos pratos, todas as participantes receberam um folheto contendo as receitas preparadas no encontro e, em alguns casos, citaram os pontos positivos e negativos para a possível inserção do prato na merenda escolar.


Por fim, a ação foi avaliada por todos os participantes através de um questionário semiestruturado para obtenção dos resultados da intervenção.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva