quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Muitas chuvas na Paraíba e Defesa Civil de JP fica alerta; veja vídeo

Alisson Correia e Halan Azevedo –

De acordo com o meteorologista Alexandre Magno, as chuvas começaram na região do Litoral durante a manhã. Durante a tarde, as chuvas chegaram à região de Campina Grande com boa intensidade.

A maioria dos municípios paraibanos está registrando chuvas, nesta quinta-feira (18), segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Em João Pessoa, pontos de monitoramento chegaram a registrar 54,8 milímetros (mm) de pluviometria, que é considerada satisfatória. Segundo a Aesa, existe a possibilidade de recarga de volume do açude de Boqueirão, na região de Campina Grande.
De acordo com o meteorologista Alexandre Magno, as chuvas começaram na região do Litoral durante a manhã. Durante a tarde, as chuvas chegaram à região de Campina Grande com boa intensidade.

“Toda a faixa litorânea registrou chuvas, que passaram pela região de Acauã e acabaram chegando em Campina Grande. No início da tarde municípios do Sertão também registraram chuvas e a previsão é de que chova ainda nesta quinta no Alto Sertão”, contou Alexandre Magno.

Ainda segundo o meteorologista, deve chover durante todo o resto de semana em diversos municípios paraibanos. Para o açude de Boqueirão, segundo Alexandre Magno, a expectativa é de recarga.

“Tem chovido satisfatoriamente na região de Campina Grande e Monteiro, então temos a expectativa de que Boqueirão receba água e consiga recuperar um pouco de volume. Para os próximos dias a previsão é de mais chuvas”, concluiu Alexandre.

Defesa civil alerta

A Defesa Civil de João Pessoa informou na tarde desta quinta (18) que está reforçando o monitoramento na Capital. Segundo a Defesa Civil, um trecho da região do bairro de Tambaú, na Zona Leste da Capital, e parte da Avenida Sanhauá, em frente a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) registraram pequenos alagamentos por conta do acúmulo de lixo nas galerias.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Noé Estrela, o órgão vai permanecer alerta durante as próximas 48 horas por conta das chuvas e da previsão para os próximos dias.

Ainda conforme Noé Estrela, a Defesa Civil está fazendo uma intervenção junto a um ponto de lançamento da galeria que faz a captação das águas no Centro, no trecho próximo a CBTU, para diminuir o acúmulo de água no local.

“Nesse ponto, além do lixo e do mato, também tem a questão da maré, que provoca retorno. Mas nós estamos fazendo uma abertura nessa galeria com um canal e desassoreando para facilitar a passagem da água para a maré”, completou.

Em caso de deslizamento ou problemas com as chuvas a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 0800 285 9020.

Veja vídeo da chuva em Patos


COMPARTILHE