Notificações de microcefalia na PB passam dos 500 casos - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Notificações de microcefalia na PB passam dos 500 casos

Notificações de microcefalia na PB passam dos 500 casos

Written By Diário do Curimataú on terça-feira, 5 de janeiro de 2016 | terça-feira, janeiro 05, 2016

G1 PB -

Número de notificações de casos suspeitos de microcefalia relacionada ao vírus zika na Paraíba chegou a 504, segundo relatório do Ministério da Saúde divulgado nesta terça-feira (5). 

Segundo o órgão, 99 cidades têm registro e cinco óbitos estão sendo investigados. Entre 2010 e 2014, a soma denotificações no estado era de 21. Em todo o Brasil já são 3.174 notificações, sendo 1.185 em Pernambuco e a Paraíba segue como o segundo estado em registros. 
No relatório anterior, divulgado no dia 29, eram 476 notificações, número confirmado no dia 30 pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Segundo o órgão estadual, no entanto, os casos estavam concentrados em 96 cidades, 21 já tinham sido confirmados, 30 descartados e 425 seguiam sendo investigados. 

Relação com Zika

O Ministério da Saúde confirmou no dia 28 de novembro a relação entre o Zika vírus e o surto de microcefalia na região Nordeste. O Instituto Evandro Chagas, órgão do MS em Belém (PA), encaminhou o resultado de exames realizados em um bebê, nascido no Ceará, com microcefalia e outras malformações congênitas. Em amostras de sangue e tecidos foi identificada a presença do Zika vírus.
O Ministério da Saúde recomenda que as gestantes adotem medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros, além de se protegerem da exposição de mosquitos, mantendo portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
Também faz parte destas orientações o acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico. O Ministério da Saúde reforça ainda a orientação de não consumirem bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.


Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva