Geoturismo em Picuí: Por Antonio de Pádua Sobrinho - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Geoturismo em Picuí: Por Antonio de Pádua Sobrinho

Geoturismo em Picuí: Por Antonio de Pádua Sobrinho

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 15 de janeiro de 2016 | sexta-feira, janeiro 15, 2016

Antonio de Pádua Sobrinho -

A cidade de Picuí encontra-se inserido na Província Pegmatítica Borborema, mesorregião Seridó Oriental Paraibano, possui uma grande diversidade geológica associada à produção mineral, que faz parte da história econômica do município e da  região. 

Destacando-se a atividade mineral extrativa dos pegmatitos, constando de dezenas de garimpos lavrados desde o início do século XX, o que  despertou  grande interesse por parte dos americanos à época da segunda Guerra Mundial, pela riqueza em minerais estratégicos para a produção de armamentos bélicos.
Além da história mineral contada por antigos garimpeiros,  o geoturista  tem a oportunidade de presenciar a lavra a céu aberto e obter informações geológicas sobre os corpos pegmatíticos, além de apreciar a beleza das cavas formadas pela lavra de quartzo, feldspato, muscovita, berilo, tantalita, etc.  A  beleza exuberante do relevo  também   tornar-se  um grande atrativo para a apreciação da paisagem com a construção de trilhas de acesso às serras do Pedro, Quebrada e Santa Luzia, bem com,   os sítios arqueológicos Cachoeira do Pedro, Cacimba das Cabras, Serra das Flexas, etc,  ricos em arte rupestre, retratam a rica cultura dos nossos  antepassados.
Formações geológicas esculpidas pelo intemperismo, tais como a pedra do lagarto, a casa de pedra, afloramentos rochosos com a  estátua  de Felipe Tiago Gomes  e  os matacões graníticos de geometria difusa espalhados no município,  povoado pela vegetação de caatinga, propício para o descanso do geoturista enquanto observa os vales  e elevações da região. deverão obviamente despertar interesse dos visitantes.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva