Ecofogão: Conheça Tecnologias que otimizam recursos da Caatinga e ajudam o semiárido - Jornal Diário do Curimataú
Home » » Ecofogão: Conheça Tecnologias que otimizam recursos da Caatinga e ajudam o semiárido

Ecofogão: Conheça Tecnologias que otimizam recursos da Caatinga e ajudam o semiárido

Written By Diário do Curimataú on sábado, 9 de janeiro de 2016 | sábado, janeiro 09, 2016

Redação com Programa Semear -

Tecnologia reduz o consumo de lenha e contribui
 para diminuir a poluição do ar. 
Foto: Programa Semear/ Manuela Cavadas
Tecnologias sociais de convivência com o Semiárido costumam ser grandes aliadas da mulher e do homem do campo. 

Mas, o que dizer quando além de trazerembenefícios práticos ao dia a dia no Semiárido, elas também contribuírem para a sustentabilidade da Caatinga? Isso pode acontecer por meio de estratégias que partem do entendimento de que é preciso reaproveitar, evitar o desperdício e dar novo uso aos recursos. Confira algumas das tecnologias que contribuem para a sustentabilidade da Caatinga.

Sistema bioágua
Esta tecnologia consiste em reaproveitar o que chamamos de água cinza, proveniente de chuveiro, lavatório, pia de cozinha e tanque. Quando tratada, essa água que iria ser descartada, causando prejuízos ao solo e mau cheiro, pode ser aproveitada na produção agrícola. O processo acontece por meio da filtragem de resíduos, o que contribui para a retirada dos principais poluentes da água, uma vez que a matéria orgânica é biodegradada por uma população de microorganismos e minhocas. Com a água tratada, é chegada a hora de aproveitá-la, principalmente, por meio de um sistema fechado de irrigação destinado à produção de hortaliças, frutas, plantas medicinais e outros alimentos.
Biodigestor
Trata-se de um equipamento que transforma o esterco em gás inflamável – o chamado biogás – substituindo o botijão com GLP, ou gases liquefeitos de petróleo.  Com o biodigestor é possível cozinhar sem botijões de gás, reduzindo a poluição do ar e contribuindo para a geração de adubo.

Ecofogão
Ao utilizar o ecofogão, a família reduz o uso de lenha, carvão e gás de cozinha, produzindo menos fumaça.  Esta tecnologia é, portanto, uma alternativa prática que contribui com o meio ambiente ao otimizar o uso da lenha e reduzir os poluentes emitidos no ar.
O utensílio é formado por uma chapa de ferro sobre uma caixa metálica revestida por uma lâmina galvanizada. É importante frisar que ele pode ser usado com vegetação secundária, ou seja, resto de madeiras e materiais alternativos, como sabugo de milho, por exemplo.

Biodigestor na propriedade de agricultor do Semiárido sergipano.
 Foto: Programa Semear/ Manuela Cavadas
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva