UFCG de Cuité sedia nesta sexta (04), seminário sobre reordenamento da cultura do Sisal na Paraíba - Jornal Diário do Curimataú
UFCG de Cuité sedia nesta sexta (04), seminário sobre reordenamento da cultura do Sisal na Paraíba

UFCG de Cuité sedia nesta sexta (04), seminário sobre reordenamento da cultura do Sisal na Paraíba

COMPARTILHE

Ascom/CES com Secom/PB - 


Evento acontece a partir das 8h


Será realizado nesta sexta-feira (04), no Auditório do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité-PB, um seminário para tratar da safra 2015 com tema no Reordenamento da cadeia produtiva do sisal “Fibra forte da Paraíba”. A atividade, que acontece a partir das 8h, está sendo promovida pelo Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS) em parceria com o CES/UFCG, a Embrapa e Assembleia Legislativa da Paraíba.
O Seminário terá como objetivo promover um workshop sobre o 'Reordenamento da cadeia produtiva do sisal “Fibra forte da Paraíba" com todos os agentes dessa cadeia produtiva do sisal da base primária e do mercado e instituições de apoio ao desenvolvimento da cultura do sisal na Paraíba. O evento contará com a participação do secretário da agricultura familiar da Paraíba Lenildo Morais, pesquisadores, técnicos, professores universitários, deputados estaduais, e secretários de Estado.
De acordo com o secretário Lenildo Morais, inúmeras pesquisas direcionadas ao uso do sisal estão sendo desenvolvidas e algumas já estão em fase de conclusão. “As pesquisas estão trazendo resultados surpreendentes, o sisal é capaz de produzir novos produtos, como xampu contra caspa, remédio para doenças de pele, acaricidas e ração animal”, destacou.
O secretário lembrou ainda que a fibra do sisal pode ser usada na indústria automobilística, nos eletroeletrônicos, em móveis e construção civil, além de servir para ração animal e produção de etanol.
Confira a programação do Seminário:
. 08h às 08h30 – Recepção dos participantes;
. 08h30 às 09h – Tecnologias da Embrapa para cultura do sisal e estratégias para o reordenamento da produção na Paraíba;
. 09h às 09h30 – O sisal no mundo e na economia brasileira;
. 09h30 às 10h – Lanche;
. 10h às 10h30 – Atuação da Campol na organização da produção cooperativada para o mercado;
. 10h30 – Situação da comercialização;
. 11h às 11h30 - Reordenamento da cadeia produtiva do sisal na Paraíba;
. 11h30 às 12h – Debates e encaminhamento do plano de trabalho;
. 12h às 12h15 – Encerramento.