Líder do PSDB no Senado reconhece que processo de Impeachment enfraqueceu - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Líder do PSDB no Senado reconhece que processo de Impeachment enfraqueceu

Líder do PSDB no Senado reconhece que processo de Impeachment enfraqueceu

Written By Diário do Curimataú on segunda-feira, 21 de dezembro de 2015 | segunda-feira, dezembro 21, 2015

Redação com O Globo -

Foto: André Coelho / O Globo
Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rito do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), que teoricamente dificultou a tramitação do processo na Câmara dos Deputados, o PSDB agora aposta nos julgamentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a chapa da petista, que podem levar à cassação também do vice-presidente Michel Temer (PMDB).

“Com essa nova realidade, o processo de impeachment fica indiscutivelmente mais difícil e o caminho do TSE será a salvação. Em março e abril, a crise será muito mais aprofundada, e o país vai precisar de uma saída via eleição e respaldada pela Constituição”, disse o líder do PSDB no Senado, Cássio Cunha Lima (PB), em entrevista ao Globo.
Uma decisão pela cassação no TSE levaria à convocação de novas eleições ou, conforme a jurisprudência da Corte, até mesmo à posse do segundo colocado, senador Aécio Neves (PSDB-MG). Essa possibilidade, porém, não agrada aos tucanos. O fundamento da tese que voltou a ganhar força no partido é que ninguém terá legitimidade para tirar o país da crise sem passar pelo voto popular — nem Temer, nem Aécio.

Os oposicionistas admitem que, com as decisões do STF sobre o rito do processo de impeachment, como a obrigação de eleição de uma comissão indicada pelos líderes e a palavra final sobre o afastamento cabendo ao Senado, ficou mais difícil tirar Dilma por esse caminho. E a possibilidade de o Supremo afastar Cunha, diante do pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), faz com que se reforce a expectativa pela decisão do TSE. 

Isso porque, caso se convoquem novas eleições, cabe ao presidente da Câmara assumir a Presidência da República até que se eleja o novo mandatário.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva