segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

IBGE abrirá concurso com 80 mil vagas para Censo em 2016

Ache Concursos -

IBGE teve processo seletivo autorizado pelo MPOG para contratar até 82 mil candidatos em cargos de nível fundamental, médio e superior para atuação no próximo Censo Agropecuário. Os contratos terão duração de até 3 anos
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Portaria nº 571 de 11 de dezembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União, autorizou a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, a contratar 82.023 mil pessoas para realização do próximo Censo Agropecuário em 2016.
Serão disponibilizadas 223 vagas para o cargo de Analista Censitário, 486 para Agente Censitário Regional, 700 para Agente Censitário Administrativo, 5.500 para Agente Censitário Municipal, 12.540 para Agente Censitário Supervisor, 174 para Agente Censitário de informativa e 62.400 para a função de Recenseador. As vagas oferecidas exigirão formação de nível fundamental, médio ou superior e terão salários iniciais de até R$ 4 mil.
O provimento dos cargos será efetuado por meio de processo seletivo simplificado e a remuneração dos profissionais contratados não poderá ser superior ao da remuneração constante dos planos de retribuição ou nos quadros de cargos e salários do serviço público, para servidores que desempenham função semelhante.

Os contratos terão duração de até 1 ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de 3 anos, desde que a prorrogação seja justificada com base nas necessidades de conclusão das atividades. Decorrido o período de 3 anos, a contar da homologação do resultado final, não mais poderão viger os contratos firmados com base na autorização contida na portaria 571.

O edital de abertura das inscrições deverá prever o número de vagas, a área de atuação, a descrição das atribuições, a remuneração e o prazo de duração do contrato.

Agora o próximo passo é definir a banca que organizará a seleção, para então ser lançado o edital normativo do processo seletivo simplificado.


O Instituto também realizará concurso público para selecionar Analistas e Técnicos, e já teve banca organizadora escolhida: Fundação Getúlio Vargas (FGV). O concurso terá edital até o início de 2016.

A nova seleção para ingresso de novos servidores no Plano de Carreiras e Cargos da Instituição terá edital ofertando 600 vagas, sendo 140 vagas para lotação em 15 estados e no Distrito Federal, para os cargos de Analista e Tecnologista de nível superior e 460 vagas com lotação em 165 municípios para 24 estados e no Distrito Federal no cargo de Técnico em Informações Geográficas e Estatística, de nível médio. 

COMPARTILHE