Projeto CineCidadania reuniu dezenas de expectadores no Centro de Cuité nesta terça (10) - Jornal Diário do Curimataú
Projeto CineCidadania reuniu dezenas de expectadores no Centro de Cuité nesta terça (10)

Projeto CineCidadania reuniu dezenas de expectadores no Centro de Cuité nesta terça (10)

COMPARTILHE
Ascom/CES -
Ação aconteceu ao ar livre e foi organizada pelo Núcleo PENSO do Centro de Educação e Saúde (CES).

O Projeto de Extensão intitulado CineCidadania, pertencente ao Núcleo de Estudos PENSO do Centro de Educação e Saúde (CES) da UFCG, campus de Cuité, exibiu excepcionalmente na noite desta terça-feira (10), ao lado da Igreja Matriz de Cuité-PB, o filme ‘Que Horas Ela Volta?’ - um filme nacional lançado recentemente. A atividade foi realizada através de recursos do PROEXT e contou com a parceria da Prefeitura de Cuité.

Coordenado pela professora de Nutrição Vanille Pessoa (CES/UFCG), o projeto CineCidadania, já tem três anos de existência e exibe sistematicamente filmes no Museu do Homem do Curimataú (MHC) e no Teatro Municipal de Cuité com entrada gratuita. O objetivo do projeto é utilizar o cinema como ferramenta de reflexão e estimular o olhar crítico das pessoas.

“Desta vez, a proposta do CineCidadania foi um filme ao ar livre, o que proporcionou um número maior de pessoas terem acesso a oportunidade de cultura e lazer. Uma verdadeira democratização da cultura”, afirmou Prof.ª Vanille.

Ao término da exibição do filme, foi aberto um diálogo com a comunidade presente no local, onde foram discutidas questões apresentadas pelo filme, como diferenças sociais, igualdade, direitos.

A iniciativa também integrou uma ação do projeto Vida Nova, coordenado pela nutricionista, que reúne mulheres titulares de direito do Programa Bolsa Família para discutir direitos, saúde, alimentação e empreendedorismo. Durante o evento, as mulheres deste projeto puderam comercializar alimentos feitos por elas, gerando renda e bem-estar.