Professor do CES/UFCG integra grupo de vencedores da I Olimpíada de Inovação da Paraíba - Jornal Diário do Curimataú
Home » » Professor do CES/UFCG integra grupo de vencedores da I Olimpíada de Inovação da Paraíba

Professor do CES/UFCG integra grupo de vencedores da I Olimpíada de Inovação da Paraíba

Written By Diário do Curimataú on quarta-feira, 4 de novembro de 2015 | quarta-feira, novembro 04, 2015



 Ascom/CES -

Soluções desenvolvidas pela equipe de Marcio Camargo do campus de Cuité conquistaram o 1º lugar em duas categorias.

O professor de Biofísica, Márcio Camargo de Melo, do Centro de Educação de Saúde da UFCG, campus de Cuité-PB, está entre os vencedores da I Olimpíada de Inovação da Paraíba, realizada entre os dias 28 e 31 de outubro. O docente é um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Geotecnia Ambiental (GGA) da UFCG, o qual inscreveu três projetos para a competição. Dois deles obtiveram o 1º lugar nas categorias I e II.

Na categoria I - IDEIAS, CONCEITOS, SOLUÇÃO - a solução vencedora foi a UTILIZAÇÃO DE DRONES PARA MONITORAMENTO DAS DEFORMAÇÕES VERTICAIS DE ATERROS SANITÁRIOS. Este projeto tem como objetivo monitorar os deslocamentos verticais dos resíduos, os chamados recalques através de drones. Desta forma, o monitoramento dará respostas diretas sobre a estabilidade destas obras estruturais e permitirá conhecer, indiretamente, como se dá a taxa de degradação biológica dos resíduos ali aterrados e predizer a vida útil.
Além disso, o monitoramento ocorrerá em tempo real, já que os dados obtidos pelos drones serão imediatamente repassados a uma central informatizada. O trabalho terá, também, como vantagem a diminuição da mão de obra utilizada, e, portanto, a saúde do trabalhador estará preservada.
Já na categoria II - PRODUTO, PROCESSO, SOLUÇÃO - a proposta vencedora foi a OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS EM BIORREATORES DE ESCALA REDUZIDA. O objetivo deste trabalho é melhorar a eficiência na produção de biogás a partir da decomposição de resíduos sólidos orgânicos.
O resultado final da I Olimpíada de Inovação da Paraíba pode ser conferido através do site http://www.olimpiadainovacaopb.org/

Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva