Nova Floresta é o 2°município mais transparente da Paraíba - Jornal Diário do Curimataú
Home » » Nova Floresta é o 2°município mais transparente da Paraíba

Nova Floresta é o 2°município mais transparente da Paraíba

Written By Diário do Curimataú on quinta-feira, 19 de novembro de 2015 | quinta-feira, novembro 19, 2015

Liberdade PB -
O Tribunal de Contas da Paraíba divulgou na manhã desta quarta-feira (18) o mais novo resultado da avaliação de uma das mais importantes ferramentas de prática de transparência pública: os portais do Estado, das prefeituras e câmaras municipais.
A análise foi feita por 30 técnicos do Tribunal, que acompanharam tudo o que os municípios paraibanos fizeram em seus portais e sites para facilitar e ampliar o acesso da população às informações e dados públicos.
De acordo com o levantamento, João Pessoa é o município mais transparente do estado, recebendo a nota 9 , em seguida, se destacaram os municípios de Nova Floresta (8,4) e Condado (8,2). Completam a lista das 5 mais transparentes as prefeituras de Serraria (7,8) e Arara (7,8).
Os municípios de Riachão do Bacamarte, Várzea e Santa Rita foram os menos transparentes. Os dois primeiros não possuem sequer sites oficiais.
De caráter pericial e assinada por auditores, a análise serve, inclusive, para instrumentalizar os demais órgãos de controle nas suas fiscalizações. A Lei de Transparência determina a disponibilização, em tempo real, por meio da internet, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
As avaliações de transparência construídas nos últimos anos no âmbito do TCE em conjunto com as demais instituições e entidades que compõem do FOCCO-PB, tem repercutido, na opinião do conselheiro André Carlo, dentro e fora da Paraíba, e despertado também o interesse de outros estados porque fizeram avançar o controle externo sobre o uso dos recursos públicos.
Em maio de 2013, quando as avaliações começaram, só quatro prefeituras paraibanas possuíam site oficial para informar a população sobre seus gastos, investimentos em obras e serviços, e demais atos administrativos, financeiros e contábeis da gestão pública. A análise a ser divulgada nesta quarta-feira mostrará o quanto este quadro evoluiu.

Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva