sexta-feira, 6 de novembro de 2015

IFPB Picuí é premiado na Olimpíada de Inovação da Paraíba

Ana Carolina Abiahy -

Estudantes de Informática conquistaram o 3º lugar

O IFPB Campus Picuí do IFPB sagrou-se premiado na I Olimpíada de Inovação da Paraíba, com a participação do Grupo de Pesquisa LESH, que conquistou o 3º lugar na competição voltada para a comunidade acadêmica externa. 

Os estudantes do curso técnico subsequente de Manutenção e Suporte em Informática, Diego Oliveira da Silva e Tiago César Farias de Lima, orientados pelo professor Almir Souza e Silva Neto, apresentaram o projeto “Desumidificador de ar utilizando arduíno”.
Eles participaram da categoria Ideias, Conceitos, Solução. O desumidificador pode ser utilizado em diversas áreas, como agricultura, pecuária e consumo humano, também. Conforme esclarece o professor, o desumidificador seria autossustentável, funcionando através de painéis solares e energia eólica. Uma bateria externa poderia suprir as necessidades durante a noite.
A água condensada armazenada em um recipiente seria liberada para plantas através de irrigação, por exemplo. Um sensor de umidade de solo indicaria a quantidade de água que cada planta necessita, sendo possível além de economia de energia, um controle de água. Na pecuária, a água armazenada seria liberada para os recipientes dos animais, também controlados por sensores, diminuindo o desperdício. No consumo humano, o mesmo princípio seria adotado em bebedouros, podendo captar a água do ar e enviar para o recipiente com filtro.
A Olimpíada de Inovação fez parte da 13ª Feira de Tecnologia de Campina Grande (FETECh) promovida pela Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB) e as Universidades Estadual e Federal da Paraíba e Federal de Campina Grande (UEPB, UFPB e UFCG). O tema geral foi Inovação Colaborativa e Sustentável e além da Olimpíada ainda teve uma Rodada de Negócios Sebrae e o FETECh Game Jam.
A equipe de pesquisadores do IFPB Picuí vem colecionando conquistas nesse ano. Ainda essa semana, eles apresentam um trabalho na Mostra de Ciência e Tecnologia da Zona Norte de Natal (MOCITECZN) e outro no Simpósio de Iniciação a Pesquisa e Extensão (SIPEXZN), eventos organizados pelo IFRN Campus Natal-Zona Norte.
O grupo ainda tem trabalhos aprovados em cerca de 10 eventos, entre eles alguns internacionais como o Computational Electromagnetics International Workshop e a 3rd World Conference on Information Systems and Technologies (WORDCIST). Ainda terão apresentação no Connepi 2015.


COMPARTILHE