Cochonilha-do-carmim ataca as plantações de palma forrageira no município de Sossego - Jornal Diário do Curimataú
Home » , , » Cochonilha-do-carmim ataca as plantações de palma forrageira no município de Sossego

Cochonilha-do-carmim ataca as plantações de palma forrageira no município de Sossego

Written By Diário do Curimataú on quinta-feira, 5 de novembro de 2015 | quinta-feira, novembro 05, 2015

Adamastor Chaves -

A Cochonilha-do-Carmim é um nome interessante, curioso, que representa grande perigo para as plantações de palmas forrageiras, principalmente. 


Praticamente invisível a olho nu o inseto se instala nas folhas de palmas aproveitando o frio da manhã para destruir a planta, e a tarde, com sol quente, desce e se aloja no pé da planta ou viaja, através do vento, fazendo outras vítimas proliferando o ambiente da plantação. 
Nesta quarta-feira (4) o Dr. Fernando, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba, esteve reunido com cerca de vinte (20) plantadores de palma forrageira explicando e orientando o meio mais fácil de combater o inseto Cochonilha-do-Carmim já identificado em várias áreas agrícolas do Município. “Inicialmente se deve usar o lança-chamas para queimar a praga que é um método eficaz”, afirmou o engenheiro.

Aproximadamente vinte (20) agricultores participaram do encontro com Dr. Fernando na Sala de Reuniões da Academia da Saúde para ouvir o palestrante sobre a Cochonilha-do-Carmim e em seguida foram até um sítio nas proximidades da cidade onde a praga se alojou para uma exposição da aplicação do lança-chamas. Todos viram atentamente, mas alguns deles sinalizaram para outro método de combate a praga.

Não houve consenso total sobre o procedimento inicial orientada pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba. Dentre os que não aprovaram o lança-chamas e fizeram opções por outros métodos mais simples e econômicos, a reportagem do ABCHVES ouviu os agricultores Antônio José de Lima (Bigodão), José Ferreira (Zé Careca) e Luiz Ferreira. Eles foram enfáticos em suas opiniões e decisões. 

Antônio Bigodão, como é mais conhecido entre os agricultores, foi direto. “Não vou usar lança-chamas quando tenho um produto mais barato e eficaz, como sabão em pó”. José Ferreira (Zé Careca), afirmou: “Uso gasolina e óleo diesel, em proporções iguais, 50%, e tenho obtido excelentes resultados”. Luiz Ferreira garantiu acompanhar o amigo. “Vou fazer o mesmo que Zé Careca, usando óleo diesel com gasolina”. 

O Prefeito Carlinhos acompanhou a reunião, disse ter feito o seu papel, trazendo um técnico para orientação aos agricultores, e que o método à ser usado para o combate a praga do Cochonilha-do-Carmim fica por conta de cada um agricultor.

 “Nossa providência foi tomada com a presença de um agrônomo orientando e aconselhando o método mais prático, segundo ele, para acabar de vez com essa praga em nossos plantios de palma. Usar ou não o método de aplicação na planta contaminada fica por conta de cada um. O engenheiro deu os exemplos e mostrou a eficácia do lança-chamas, embora tenham os plantadores outros métodos caseiros que também são eficazes, segundo eles”, afirmou o Prefeito Carlinhos. 


Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica

Ascom - Estudantes do Laboratório de Engenharia de Software e Hardware (LESH) do Campus Picuí, em parceria com o FabLab, se sagraram ca...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva