CEOP realiza neste sábado (07) em Picuí V Caminhada da Paz Pelo Fim da Violência Contra a Mulher - Jornal Diário do Curimataú
Home » » CEOP realiza neste sábado (07) em Picuí V Caminhada da Paz Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

CEOP realiza neste sábado (07) em Picuí V Caminhada da Paz Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 6 de novembro de 2015 | sexta-feira, novembro 06, 2015

Redação com Francisca Aparecida -

de Educação e Organização Popular (CEOP) estará realizando no próximo dia 07 de novembro a V Caminhada da Paz pelo Fim da Violência Contra a Mulher.

A caminhada terá como objetivo, sensibilizar as pessoas e tornar visível ás várias situações de violência que as mulheres enfrentam no seu cotidiano,  bem como, incentivá-las a denunciar seus agressores, divulgar os casos de superação através de depoimentos das mulheres, informar os órgãos competentes onde as mulheres podem encontrar apoio em situação de violência e  por fim, publicizar  uma carta política exigindo das instituições melhor proteção no que diz respeito ao atendimento as mulheres.  Essa caminhada está em sintonia com a campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher que surgiu depois do assassinato das irmãs Minerva, Pátria e Maria Tereza, ativistas que lutaram pela liberdade política em seu País. Essas mulheres foram brutalmente assassinadas pelo governo do ditador de Rafael Leônidas pelo simples fato de exigirem a liberdade política para a população residente na República Dominicana.  Essa campanha é realizada em mais de cem Países, são 16 dias de ativismo para as mulheres das mais diferentes culturas espalhadas em vários Países que se juntam em uma única bandeira de luta, pelo fim da violência contra a mulher. No Brasil a campanha se inicia no dia 25 de novembro e se encerra no dia 10 de dezembro, por ser o dia dedicado aos direitos humanos.

Segundo o mapa da violência, o Brasil ocupa o sétimo lugar no mundo, com o maior índice de feminicídio de mulheres, ainda segundo informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, mostram que as negras vítimas de homicídios no País são mais que o dobro das brancas. As informações do mapa da violência á Paraíba é a segunda capital com maior número de homicídio feminino.  Conforme as informações do Centro 8 de Março os homicídios e tentativas  na Paraíba no ano em curso de janeiro a  agosto foram os seguintes:  quarenta e seis (46) mulheres assassinadas,  trinta e nove (39) estupro em crianças e adolescentes, dezessete (17) tentativa de estupro e  vinte (20) agressões. Esses dados acima citados são apenas em oitos meses do ano os que foram noticiados e registrados, no entanto  ainda temos informações dos inúmeros casos de violência doméstica, que não são registrados nem tão pouco quantificados, além dos outros tipos de violência que as mulheres sofre no cotidiano, sendo predominante a violência verbal e psicológica no âmbito familiar.

Na região do Curimataú e Seridó Paraibano, onde acontecerá a caminhada,  as mulheres continuam sendo violentadas, espancadas, insultadas, agredidas, ou seja, enfrentam todos os tipos de violência e  é por estas situações que o Centro de Educação e Organização Popular – CEOP, mesmo sendo uma entidade mista tem tentado contribuir com a discussão das desigualdades de gênero na região, para tanto, há cinco anos vem mobilizando as mulheres da região do Curimataú e Seridó da Paraíba para saírem de suas casas e irem as ruas, exigirem o fim da violência. Assim sendo, a V Caminhada da Paz Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, será realizada no dia 07 de novembro de 2015, na cidade de Picuí, com concentração às 7h próximo ao Banco do Brasil e saída às 8h da manhã, "Vista sua camiseta branca, ou lilás e vamos ocupar as ruas de Picuí na sintonia com as mulheres de todo o planeta que ainda vivem em situação de violência. Vamos exigir que nossos direitos sejam respeitados, que a vida das mulheres não seja negada em nenhuma parte do planeta". Afirmou Francisca Aparecida.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva