Campanha incentiva jovens entre 16 e 17 anos a fazerem o alistamento eleitoral - Jornal Diário do Curimataú
Home » , » Campanha incentiva jovens entre 16 e 17 anos a fazerem o alistamento eleitoral

Campanha incentiva jovens entre 16 e 17 anos a fazerem o alistamento eleitoral

Written By Diário do Curimataú on sexta-feira, 30 de outubro de 2015 | sexta-feira, outubro 30, 2015

Agência CNM -


Imagem de internet
O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição.

Com o objetivo de incentivar o alistamento eleitoral de jovens e ampliar a participação deles nas eleições brasileiras, uma campanha da Justiça Eleitoral começou a ser veiculada nesta semana. Adolescentes de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, são convidados a participar da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, que ocorrerá de 16 a 20 de novembro em todo o País.
O jovem nessa faixa etária não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal. Em seu artigo 14, a Carta Magna estabelece que “a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos” e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos.
Para tirar o primeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, com a documentação necessária. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio do ano que vem, 151 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei 9.504/1997.
Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016 - data do primeiro turno das eleições municipais-, também poderão escolher os seus representantes. No entanto, só poderão tirar seu primeiro título no ano que vem.


Segundo dados de setembro deste ano, há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral.
Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

Incêndio no lixão de Cuité causa fumaça que chega até cidade vizinha

NoticiandoPB – Na tarde desta sexta-feira (25), um incêndio foi registrado no lixão da cidade de Cuité-PB. A fumaça impressionou at...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva