13ª Fetech será aberta nesta quarta-feira (28) - Jornal Diário do Curimataú
Home » » 13ª Fetech será aberta nesta quarta-feira (28)

13ª Fetech será aberta nesta quarta-feira (28)

Written By Diário do Curimataú on quarta-feira, 28 de outubro de 2015 | quarta-feira, outubro 28, 2015

Ascom  -

Evento apresentará pesquisas com foco em uso consciente de energia e água

Será aberta nesta quarta, dia 28 de outubro, às 19h30, no Centro de Integração Acadêmica da Universidade Estadual da Paraíba (Central de Aulas/UEPB) a 13ªFETECh - Feira de Tecnologia de Campina Grande. 

O evento que se estenderá até 31 de outubro, é uma realização conjunta da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba – Fundação PaqTcPB, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE/PB e Universidades Estadual e Federal da Paraíba e Federal de Campina Grande - UEPB, UFPB e UFCG com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA - e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP.

Em sua 13ª versão, a FETECh traz o tema Inovação Colaborativa e Sustentável e firme em seu propósito articulador, com o intuito de estabelecer conexões e estreitar parcerias entre a academia, empresas e sociedade vai sediar a I Olimpíada de Inovação da Paraíba, uma Rodada de Negócios Sebrae e o FETECh Game Jam.

A busca pela sustentabilidade a partir de pesquisas que propõem alternativas para o uso consciente de fontes de energia e água é um dos principais gargalos que a ciência enfrenta atualmente. E em um cenário onde encontrar soluções para equacionar problemas ocasionados pelo desenvolvimento, principalmente pelo esgotamento dos recursos naturais, é cada vez mais urgente a apresentação de estudos que possibilitem a recuperação e preservação dos elementos naturais.
  
É com esse propósito que a 13ª Feira de Tecnologia de Campina Grande irá reunir pesquisadores nas áreas de Tecnologia da Informação, Saúde, Tecnologias Limpas, Ciências Ambientais, Sustentabilidade, Tecnologia Social, Agronegócio e Economia Criativa.

As atividades da feira serão realizadas no Centro de Integração Acadêmica da UEPB, no Câmpus de Bodocongó, com a proposta de discussão sobre “Inovação Colaborativa e Sustentável”, com o intuito de gerar possíveis soluções para os desafios da eficiência no uso de energia e água, como também no atendimento mais qualificado e humano da saúde. O evento é um dos propulsores do desenvolvimento tecnológico no Brasil, uma vez que nele se consolida a apropriação da inovação, destacando-se o nascedouro de produtos, caminhos para pesquisas e sua inserção no mercado.

Breve histórico - Criada em 1988, a FETECh  demonstrou ser um sucesso desde sua primeira realização. À época de sua realização, cerca de oitenta estandes e mais de duzentos expositores compunham a principal vitrine de conhecimento do país. 

É inegável a sua importância para que Campina Grande se tornasse um celeiro de conhecimento, amplamente divulgado e reconhecido, nacional e internacionalmente. Assim sendo, ao longo dos doze anos que foi realizada, a FETEC fortaleceu e consolidou as características mais fortes de Campina Grande: o pioneirismo e inovação. Muitas das iniciativas que hoje repercutem e beneficiam a sociedade brasileira tiveram suas sementes plantadas em solo campinense. Um exemplo disso ocorreu na FETEC 92, quando a sociedade campinense teve acesso à Internet pela primeira vez. 

Em função disso, os técnicos, liderados pelo professor Nicolletti, montaram a pequena rede e realizaram a conexão com o ponto de Internet mais próximo, que era o do Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP), que por sua vez foi ligado à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP. Os dados foram transmitidos em uma velocidade de 19,2 Kbps. Outros exemplos são a ideia de incubação de empresas e o Programa de Saúde da Família (PSF), importado de Cuba, presente em todos os Estados da Federação ratificam o fato. E foi Campina Grande uma das primeiras cidades a instalar tais modalidades de serviços.

A FETECh representou uma permanente aprendizagem, um movimento que provocou a terceirização e introdução de pequenas empresas no mercado local além de movimentar a economia da cidade através dos serviços e aquecimento da indústria hoteleira. Ao longo da realização de suas doze versões, a FETEC se transformou, simbolicamente, não apenas como vitrine, mas como um evento que projetou Campina Grande como um polo de C&T promissor e buscou contribuir para uma sociedade mais justa e participativa.

Atualmente, mais vigorosa e repaginada, a FETECh se constitui como uma ferramenta bastante eficaz para cumprir seu papel articulador de antecipar tendências, promover parcerias e estabelecer conexões consoantes com as demandas de seu tempo.

Áreas temáticas:

> TIC´s
> Saúde
> Tecnologias Limpas
> Ciências Ambientais
> Sustentabilidade
> Tecnologia Social
> Agronegócio
> Economia Criativa

Compartilhe em sua rede :

0 comentários:

Speak up your mind

Tell us what you're thinking... !

5 Anos fazendo jornalismo

Destaque da semana

ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação; veja programação

Redação - No próximo dia 17 de dezembro, a ONG Nova Baraúna comemora 11 anos de fundação. As festividades terão inicio cedinho com al...

DIVULGUE VOCÊ TAMBÉM

CREATIVE TV - 24h NO AR!

CURTA E RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

Mais Acessadas

SEJA NOSSO REPÓRTER

TV: AVENTURA; ACOMPANHE

 


Copyright © 2016. Jornal Diário do Curimataú - Todos os Direitos Reservados. Grupo JM de Comunicação - Deus é Fiel
Desenvolvido Por Aluísio Silva