'Tensão pré-Enem' requer descanso e boa alimentação; Confira dicas para ajudar no dia da prova - Jornal Diário do Curimataú
'Tensão pré-Enem' requer descanso e boa alimentação; Confira dicas para ajudar no dia da prova

'Tensão pré-Enem' requer descanso e boa alimentação; Confira dicas para ajudar no dia da prova

COMPARTILHE
Correio -

Especialista alerta que dormir bem, controlar a alimentação e ter lazer é importante antes das provas

Um ano inteiro de estudos para dar o máximo em dois dias. Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão na reta final de preparação para as provas, nos dias 08 e 09 de novembro, e a receita para chegar bem física e mentalmente nos dias dos exames é dormir bem, controlar a alimentação e procurar momentos de descanso. Na Paraíba, serão 230 mil candidatos e no total do país, mais de 8,7 milhões irão prestar o exame.
Para a psicóloga Helga Hofman, não adianta meter a cara nos livros de última hora. O caminho para o sucesso dos candidatos está em manter a mente mais relaxada. “É importante relaxar, ficar com a família, amigos, ter momentos de lazer. A essa altura, não tem mais o que fazer se você não estudou”, explicou. Relaxar a mente significa, inclusive, pegar leve no Facebook e no WhatsApp. “Tem que procurar dormir cedo, o que é uma dificuldade para essa geração, pois as redes sociais interferem muito (no sono)”, disse a psicóloga.
Helga explica que esse é um momento muito importante na vida do adolescente e que deve ser tratado com responsabilidade. “É uma etapa, um marco muito importante. A vida exige que um menino de 16 anos tome uma decisão para uma vida toda. Ele tem que pensar que essa é uma oportunidade, que tem que aproveitar”, afirmou a especialista.