Pleno do TRF5 indica Cuiteense na lista tríplice para novo desembargador federal - Jornal Diário do Curimataú
Pleno do TRF5 indica Cuiteense na lista tríplice para novo desembargador federal

Pleno do TRF5 indica Cuiteense na lista tríplice para novo desembargador federal

COMPARTILHE
PortaldoCurimatau
 DCS/TRF5 -
Os juízes federais Paulo Machado Cordeiro, Ivan Lira de Carvalho e Élio Wanderley de Siqueira Filho foram indicados, hoje à tarde, pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5, para compor a lista tríplice que será encaminhada à presidente da República Dilma Rousseff, a quem caberá escolher o novo integrante desta Corte.
A indicação decorre da nomeação do desembargador federal Luiz Alberto Gurgel de Faria como ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha dos juízes federais obedeceu aos critérios de merecimento, desempenho, produtividade, eficiência e experiência, além de avaliação curricular.
Segundo na lista, Ivan Lira de Carvalho é Cuiteense de nascimento, mas potiguar por adoção, pois tem sua vida profissional vinculada ao estado do Rio Grande do Norte. Concursado e nomeado Promotor de Justiça no RN, optou pela magistratura estadual daquele Estado, pois tinha sido aprovado para Juiz de Direito quase simultaneamente, exercendo a judicatura estadual por onze anos, seis dele na Comarca de Natal. Ingressou na Justiça Federal em 1993, sendo titularizado como juiz federal da 5ª Vara Federal/RN. Especialista em Direito Civil Constitucional (UFRN) e em Direito Penal (Universidade de Brasília – UnB), Ivan Lira é mestre e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem cursos na área de Direito Ambiental pela Nortewestern School of Law of Lewis and Clark College, Portland, Oregon (EUA), e pelo Centre de Recherches Interdisciplinaires em Droit de l'Environnement, del'Aménagement et de l'Urbanisme , da Faculté de Droit e des Sciences Economiques de Limoges , França, e em Direito da Informática pela Fundação Konrad Adnauer , Berlim e Munique, Alemanha. Publicou dezenas de artigos e livros em coautoria, sobre Direito de Família e Direito Ambiental, além de outras obras no campo da literatura. É professor da graduação e do mestrado em Direito da UFRN e membro da Academia de Letras Jurídicas do RN e do Instituto Histórico e Geográfico daquele Estado.