
Segundo o professor paraibano, João Condado, nesta reta final para o Enem, o candidato que estudou deve manter o ritmo, a calma e a atenção, pois a prova de Língua Portuguesa (disciplina lecionada por Condado) é de conteúdo fácil - cerca de 70%. "Porém é muito cansativa e requer atenção redobrada do aluno, principalmente, depois das duas horas após o início da prova", destacou o professor, lembrando que a redação também merece uma atenção especial. "Precisa-se ter muito cuidado para não fugir do tema", alertou Condado.
Já para os estudantes de 'última hora', uma boa alternativa sugerida por João Condado é se dedicar as tarefas de estudos e fazer sínteses dos assuntos mais explorados em edições anteriores do Enem. "No mais, desejo a todos calma, tranquilidade e muita paciência para receber o troféu da vitória. E, lembrem-se de me chamar para o churrasco", brincou o professor que tem mais de 31 anos de trabalho dedicados à área de educação pré-vestibular e concursos.
A necessidade do candidato manter o mesmo ritmo de estudos, adotado no início dos preparativos para as provas do Enem, também é defendida pelo professor natalense, mas que também atua na Paraíba, Demétrio Dantas. "O melhor nessa reta final é manter o ritmo e deixar para relaxar depois". Quem vinha estudando bem, deve continuar. Fazer revisão dos assuntos ou até mesmo se dedicar às disciplinas que se considera mais fraco é uma das orientações do educador.
Para os candidatos que não se prepararam como deviam para as provas do Enem 2014, a dica do professor Demétrio Dantas é para assistir aulões de revisão, vídeo aulas, ler provas com gabaritos comentados e nunca ir de 'qualquer jeito', alegando que já que não estudou antes, agora não dá mais tempo. "É bem verdade que ver tudo assim em cima da hora é difícil, mas vale muito a pena tentar garantir umas questões a mais, de última hora, e aumentar a pontuação", finalizou professor Demétrio.
Paraíba
De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), na Paraíba há 230,882 candidatos inscritos para as provas do Enem 2014, que serão aplicadas em 58 municípios paraibanos. Das cidades que realizarão o exame, 177 estão localizadas na Região Metropolitana de João Pessoa, 171 na Região de Campina Grande e 103 no Sertão do estado.