Dia 14: Saúde de Baraúna convida População para Participar do Dia Mundial da Luta contra o Diabetes - Jornal Diário do Curimataú
Dia 14: Saúde de Baraúna convida População para Participar do Dia Mundial da Luta contra o Diabetes

Dia 14: Saúde de Baraúna convida População para Participar do Dia Mundial da Luta contra o Diabetes

COMPARTILHE
Ismael Ferreira -

A Secretaria Municipal de Saúde de Baraúna/PB convida toda população para participar do Dia Mundial da Luta contra o Diabetes. 

Acontecerá dia 14 de novembro de 2014 na Unidade Básica de Saúde Severino Luiz Fernandes a partir das 07:00 h da manhã, será realizado exames de glicemia em pessoas que ainda não sabem se tem a doença, prevenção e orientação com os profissionais da saúde do Município

O que é o Diabetes:

É uma disfunção do metabolismo, ou seja, do jeito com que o organismo usa a digestão dos alimentos para crescer e produzir energia. A maioria das comidas que comemos é quebradaem partículas de glicose, um tipo de açúcar que fica no sangue. Esta substância é o principal combustível para o corpo.

Depois da digestão, a glicose passa para a corrente sanguínea, onde é utilizada pelas células para crescer e produzir energia. No entanto, para que a glicose possa adentrar as células, ela precisa da ajuda de uma outra substância, a insulina. A insulina é um hormônio produzido no pâncreas, uma grande glândula localizada atrás do estômago. Quando nos alimentamos, o pâncreas produz automaticamente a quantidade certa de insulina necessária para mover a glicose do sangue para as células do corpo. Nas pessoas com diabetes, porém, o pâncreas produz pouca insulina ou então as células não respondem da forma esperada à insulina produzida. O que acontece? A glicose do sangue vai direto para a urina sem que o corpo se aproveite dela. Ou então fica no sangue, aumenta o que se chama de glicemia (concentração de glicose) e também não é aproveitada pelas células. Deste modo, o corpo perde sua principal fonte de combustível, pois há glicose no sangue, mas ela não pode ser jogada fora sem ser utilizada. 

PUBLICIDADE - Passe o mouse sobre o vídeo para ativar o som


Quais os tipos existentes de diabetes? Diabetes do tipo 1 
Diabetes do tipo 2 
Diabetes gestacional

Diabetes tipo 1

Este tipo de diabetes é uma doença auto-imune. O que significa isto? Significa que o sistema que seria responsável por defender o corpo de infecções (o sistema imunológico) atua de forma contrária e acaba lutando contra uma parte do próprio organismo. No diabetes, por exemplo, o sistema imunológico ataca as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina, matando-as. Assim, este órgão passa a produzir pouca ou nenhuma insulina. Por conta disso, quem tem diabetes do tipo 1 deve tomar insulina todos os dias. 

Diabetes do tipo 2

Esta é a forma mais comum do diabetes. Entre 90% a 95% das pessoas que são diagnosticadas com esta doença, tem o tipo 2. Este diabetes está associada à velhice, obesidade, histórico da moléstia na família e de diabetes gestacional, além do sedentarismo. Nada menos do que 80% das pessoas que têm diabetes tipo 2 estão acima do peso ideal. 

Por causa do aumento da obesidade entre crianças e adolescentes, já que as dietas de hoje em dia não são nada saudáveis, esta doença tem aumentando nestas faixas etárias. Nesta doença, quase sempre o pâncreas produz a quantidade suficiente de insulina, mas, por razões desconhecidas, o corpo não consegue utilizar esta substância de forma efetiva. A este problema dá-se o nome de resistência à insulina. Depois de alguns anos de resistência, a produção desta substância acaba diminuindo. O resultado é o mesmo de diabetes do tipo 1: a glicose produzida na digestão não é utilizada como combustível pelo corpo. 

Este tipo de diabetes pode causar sérias complicações. Por isso, é muito importante reconhecer os sintomas desta doença. Eles desenvolvem-se de forma gradual. Ao contrário do que ocorre na do tipo 1, eles não aparecem repentinamente. Mas podem ser bastante parecidos e são reflexos do aumento da quantidade de açúcar no sangue: 

Cansaço extremo
Náusea 
Aumento da quantidade de urina
Sede além do normal
Perda de peso 
Visão embaçada 
Infecções frequentes 

Há outros sintomas menos freqüentes e mais graves:
Dificuldade de curar cortes e machucados 
Coceira na pele (geralmente na área vaginal ou da virilha)
Perda da visão 
Impotência 

Algumas pessoas, no entanto, não apresentam sintomas. 

Diabetes gestacional 

É uma doença caracterizada pelo aumento do nível de açúcar no sangue que aparece pela primeira vez na gravidez. Este problema acontece em cerca de 4% das mulheres que ficam grávidas. Ela pode desaparecer depois do parto ou transformar-se num diabetes do tipo 2.