Açude que abastece Picuí, Nova Palmeira e Frei Martinho, apresenta menos de 15% de sua capacidade - Jornal Diário do Curimataú
Açude que abastece Picuí, Nova Palmeira e Frei Martinho, apresenta menos de 15% de sua capacidade

Açude que abastece Picuí, Nova Palmeira e Frei Martinho, apresenta menos de 15% de sua capacidade

COMPARTILHE
Fabiana Agra
Amigos de Picuí -

Esta é a atual situação do reservatório Várzea Grande, que atualmente abastece, além de Picuí, as cidades de Nova Palmeira e Frei Martinho. Segundo o site da AESA, seu volume atual é de 3.055.825 metros cúbicos, o que equivale a menos de 15% do volume máximo do açude. Caso não chova logo, acredita-se que em alguns meses o bombeamento da água entrará em colapso. Caso esse desastre se confirme, iremos depender 100% do açude Araçagi, que apesar de estar sangrando, só comporta 60 milhões de metros cúbicos. 

Além de alertarmos toda população para evitar o desperdício, além de denunciarmos os gastos desnecessários às autoridades competentes, chegou a hora de acompanharmos, de perto, o projeto de transposição do Rio São Francisco, que já chegou ao nosso estado. É hora de cobrarmos do governador reeleito Ricardo Coutinho, que continue lutando pela adutora Borborema, que trará água para a nossa região. E, principalmente, nós aqui da região, chegou a hora de cobrar diariamente ao Governo Dilma, para que as obras continuem a todo vapor e que, no final de 2015, a Paraíba receba de forma contínua, as águas do velho Chico. 

A luta está apenas começando! Nas próximas semanas, pretendo ir até Monteiro visitar as obras do Eixo Leste, tentar conversar com os responsáveis e fazer cálculos, bem ao estilo de São Tomé.